UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 02h13

Brasil passa fácil pelo Japão e chega à 5ª semi seguida no vôlei feminino

Lello Lopes
Em Pequim (China)*
Nem parecia um jogo de mata-mata. A seleção brasileira feminina de vôlei não encontrou dificuldade para vencer o Japão por 3 sets a 0 nesta terça-feira, com parciais de 25-12, 25-20 e 25-16, garantindo assim vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Flávio Florido/UOL
Jaqueline substituiu Mari no terceiro set e melhorou a qualidade da defesa no fundo
Flávio Florido/UOL
Atletas comemoram ponto na vitória que leva o Brasil à 5ª semi olímpica seguida
IMAGENS DAS QUARTAS-DE-FINAL
PRÓXIMO ADVERSÁRIO NÃO IMPORTA
TABELA DAS FINAIS FEMININAS
CUBA BATE SÉRVIA E SE CLASSIFICA
MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICOS
NOTÍCIAS DE VÔLEI
O resultado coloca o Brasil pela quinta vez seguida na semifinal olímpica do vôlei feminino. A seleção, bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000, e quarta colocada em Barcelona-1992 e Atenas-2004, irá jogar na próxima quinta-feira contra a China, que eliminou a Rússia também em três sets (25-22, 27-25 e 25-19).

O Brasil segue com um aproveitamento excepcional em Pequim. A seleção ganhou os seis jogos que realizou no campeonato pelo placar de 3 sets a 0. É o time com a melhor campanha da competição.

A equipe começou a partida com sua formação ideal, com as ponteiras Paula Pequeno e Mari, as centrais Fabiana e Walewska, a oposto Sheilla, a levantadora Fofão e a líbero Fabi.

E logo o Brasil mostrou a sua credencial. Com um bom saque, implodiu o ponto forte das adversárias, a defesa. A passagem de Mari pelo serviço provocou estrago. Com oito seguidos, o Brasil fez 11-3 no placar.

Neste momento do jogo, o técnico japonês Shoichi Yanagimoto já havia pedido tempo duas vezes. A conversa, entretanto, não surtiu efeito. As asiáticas continuaram batendo cabeça, inclusive literalmente, como no choque da líbero Yuko Sano com a ponteira Saori Kimura.

Uma série de largadinhas de Mari e ataques de Paula deixaram a situação ainda mais cômoda para a seleção. A parcial foi definida em apenas 18 minutos, com o placar de 25-12 para o Brasil, após a meio-de-rede Erika Araki atacar para fora uma bola na paralela.

No segundo set, o Brasil deu a impressão de que iria arrasar de novo. Um bloqueio de Fabiana fez 6 a 2 para o país. A partir daí, a defesa japonesa passou a funcionar melhor. E as brasileiras precisaram ter muita tranqüilidade para colocar a bola no chão.

Um ataque de Kimiru diminuiu a vantagem brasileira para apenas um ponto (12-11). O técnico José Roberto Guimarães pediu tempo, mas as japonesas seguiram perseguindo a virada. Entretanto, um bloqueio de Paula Pequeno fechou o set em 25 a 20.

O terceiro set foi o mais equilibrado de todos. O Japão finalmente conseguiu se acertar no sistema defensivo, dificultando as ações de ataque do Brasil. Zé Roberto mudou o time, colocando Jaqueline no lugar de Mari.

A seleção melhorou. Com cinco pontos seguidos, tomou a dianteira do marcador (14-11) para não mais sair. Fabiana fechou o jogo em 25 a 16.

"Sempre é difícil jogar contra o Japão. Tivemos que jogar toda hora com paciência, bola a bola. O Japão é muito chato, tira você um pouco do sério", afirmou Zé Roberto.

A levantadora Fofão, capitã da seleção brasileira, elogiou o adversário desta terça-feira. "O Japão foi uma equipe que lutou o tempo todo e exigiu muito da gente. Foi um jogo muito difícil para nós, mas sacamos bem e neutralizamos um pouco a velocidade delas."

*Atualizada às 10h37

Compartilhe: