UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 17h05

Brasil comemora medalha garantida no vôlei de praia masculino

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A realização de uma semifinal brasileira entre Ricardo/Emanuel e Márcio/Fabio Luiz já garantiu ao país ao menos uma prata no vôlei de praia. E a medalha foi bastante comemorada pela delegação.

Sergio Moraes/REUTERS
Ricardo e Emanuel estão classificados para a disputa das semifinais em Pequim...
THOMAS COEX/AFP PHOTO
...e terão pela frente os compatriotas Márcio e Fábio Luiz, garantindo a medalha
QUE DUPLA DISPUTARÁ O OURO?
RENATA E TALITA CONTRA ALGOZES
MENINAS TENTAM A 5ª SEMIFINAL
BRASIL VENCE EM RITMO DE TREINO
BATALHAS BRASILEIRAS NAS AREIAS
"A primeira coisa que eu pensei foi que o nosso país estava na final, que já garantimos esta prata. Achei que essa Olimpíada era a mais difícil de todas por causa do nível técnico dos adversários", disse Emanuel após a vitória sobre os norte-americanos Sean Rosenthal e Jacob Gibb nas quartas-de-final nesta segunda-feira.

Ricardo, Emanuel, Márcio e Fábio Luiz não serão os únicos brasileiros na semifinal olímpica masculina. Jorge e Renatão nasceram no país, mas competem em Pequim sob a bandeira da Geórgia. Nas semifinais, eles vão enfrentar os norte-americanos Todd Rogers e Phil Dalhausser.

"Se você quiser exagerar um pouco, são três duplas brasileiras nas semifinais. Bom, pelo menos moralmente são. Isto apenas demonstra o nível do voleibol brasileiro", comemorou Ary Graça, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que vibrou bastante com as partidas de Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz na Arena de Chaoyang.

As semifinais serão realizadas na noite de terça-feira (horário de Brasília). Às 22h, Jorge e Renatão enfrentam os norte-americanos. Na seqüência, Ricardo e Emanuel fazem o duelo contra Márcio e Fábio Luiz.

"Jogar Brasil contra Brasil é um dos jogos mais difíceis que tem, porque todo mundo se conhece", disse Emanuel. No Circuito Mundial, a dupla leva vantagem sobre Márcio e Fábio Luiz, com dez vitórias e seis derrotas.

Atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel chegam às semifinais embalados pelo grande jogo que fizeram contra Gibb e Rosenthal e pela espetacular virada na partida de oitavas-de-final diante dos russos Dmitri Barsouk e Igor Kolodinsky.

Já o embalo de Márcio e Fábio Luiz vem de antes das Olimpíadas. Eles se classificaram após uma batalha duríssima com os compatriotas Pedro e Harley. "A gente tem feito um bom trabalho ao longo destes quatro anos. Passamos por muitas dificuldades, mas tivemos humildade e paciência para sair delas", disse Fábio Luiz.

O Brasil também pode ganhar medalha na disputa feminina. Nesta segunda-feira, às 22h, Renata e Talita fazem a semifinal contra as norte-americanas Kerri Walsh e Misty May-Treanor, atuais campeãs olímpicas e invictas há 106 jogos.

Compartilhe: