UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 02h49

Em treino para as finais, Brasil vence a Alemanha e fica em primeiro

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Já classificado para as quartas-de-final do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil fez nesta segunda-feira uma espécie de treino diante da Alemanha, na última rodada da primeira fase. E mesmo sem apresentar um voleibol vistoso, ganhou com tranqüilidade, por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 25-21 e 25-23.

Oleg Popov/Reuters
Escadinha se machucou ao tentar pegar uma bola e foi socorrido por Giba
Oleg Popov/Reuters
Com o time titular em quadra, Brasil derrota a Alemanha e espera rival da próxima fase
VEJA TABELA MASCULINA
LEIA MAIS DA MODALIDADE
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
Com a vitória da Polônia sobre a Rússia, a seleção brasileira terminou a primeira fase na liderança, com nove pontos. Nas quartas-de-final, vai enfrentar a China.

Três equipes encerraram o grupo B com nove pontos (quatro vitórias e uma derrota): Brasil, Rússia e Polônia. Os brasileiros levaram vantagem no critério de desempate, o ponto average (divisão dos pontos marcados pelos sofridos). A última vaga da chave nas quartas-de-final deve ficar com a Sérvia, que no encerramento da rodada enfrenta o Egito.

O técnico Bernardinho aproveitou a partida desta segunda-feira para testar um jogador que estava sendo pouco utilizado nos Jogos Olímpicos. O meio-de-rede Rodrigão entrou no segundo set e ganhou minutos importantes em quadra.

A seleção começou a partida no acanhado Instituto de Tecnologia de Pequim com o time considerado titular, com o levantador Marcelinho, os centrais André Heller e Gustavo, os pontas Dante e Giba, o oposto André Nascimento e o líbero Escadinha.

Com um jogo sólido, mas sem empolgar, o time dirigido pelo técnico Bernardinho controlou as ações da partida do início ao fim. Sempre com vantagem no marcador, o Brasil só permitiu a reação da Alemanha em alguns momentos de desatenção.

O primeiro set foi vencido pelo placar de 25-22 em 27 minutos, com um ataque do ponteiro Dante.

Bernardinho então iniciou o processo de mexidas no time. Rodrigão, que na preparação para as Olimpíadas passou por uma cirurgia no joelho, entrou no lugar de André Heller.

No meio do set, a seleção passou por um grande susto. Ao tentar defender uma bola com os pés, o libero Escadinha caiu de mau jeito atrás das placas de publicidade. Os jogadores foram auxiliar o companheiro. Depois de dois minutos de muita expectativa, Escadinha se levantou, sendo muito aplaudido pelos torcedores.

Este foi o único susto sofrido pelo Brasil na parcial, uma vez que a Alemanha em nenhum momento ameaçou a seleção. Um erro de saque de Pampel definiu a vitória para a seleção brasileira por 25-21, também em 27 minutos.

No terceiro set, a Alemanha voltou melhor, principalmente no saque, e deu um pouco mais de trabalho para os brasileiros. Mas a seleção se acertou e fechou a parcial em 25 a 23 após um erro de Dehne.

"Estávamos sob pressão com o saque e o bloqueio da Alemanha. Foi um bom teste", disse o técnico Bernardinho após o final da partida.

Compartilhe: