UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 08h27

Com dois bronzes, judô iguala vela como modalidade com mais pódios

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Além de dar a primeira medalha a uma mulher em provas individuais na história das Olimpíadas, o judô brasileiro tornou-se nesta segunda-feira a modalidade com mais pódios olímpicos ao país em todos os tempos ao lado da vela.

Flávio Florido/UOL
Ketleyn foi a primeira brasileira a faturar medalha em uma modalidade individual
Flávio Florido/UOL
Guilheiro volta a conquistar o bronze após obter a mesma posição em Atenas - 2004
MAIS FOTOS DE KETLEYN
MAIS FOTOS DE GUILHEIRO
KETLEYN QUADROS FATURA BRONZE
GUILHEIRO FICA EM TERCEIRO
TÉCNICA COMEMORA CONQUISTA
As medalhas de bronze conquistadas por Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro levaram o esporte a 14 insígnias obtidas nos Jogos. São dois ouros, três pratas e nove bronzes, que fizeram o judô igualar os 14 pódios obtidos pelos velejadores brasileiros. O atletismo vem logo atrás com uma medalha a menos.

A história de triunfos do Brasil iniciou em Munique-1972 com a medalha de bronze do meio-pesado Chiaki Ishii, oito anos após a modalidade entrar no programa olímpico. O judô, porém, teve de esperar mais dois ciclos olímpicos para festejar mais três pódios: a prata com o meio-pesado Douglas Vieira, e os bronzes do leve Luis Onmura e do médio Walter Carmona, em Los Angeles-1984.

Quatro anos depois, viria o primeiro ouro com o meio-pesado Aurélio Miguel triunfando em Seul. Nos Jogos de Barcelona-1992, foi a vez de Rogério Sampaio vencer a categoria meio-leve. Aurélio Miguel voltaria ao pódio em Atlanta-1996, mas agora com a medalha de bronze, mesma premiação obtida pelo meio-leve Henrique Guimarães.

O leve Tiago Camilo e o médio Carlos Honorato chegaram à decisão em Sydney-2000, mas foram derrotados e conquistaram a prata. Quatro anos depois, mais dois bronzes com o leve Leandro Guilheiro e o meio-médio Flávio Canto. Guilheiro voltou a repetir o feito nesta terça-feira e ganhou a companhia de Ketleyn, que tornou-se a primeira brasileira a ir ao pódio olímpico em uma prova individual.

Compartilhe: