Manifestantes protestam contra remoções antes da chegada da Bandeira Olímpica no Rio
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Divulgação/Comitê Popular da Copa
Manifestantes protestaram contra as remoções antes da chegada da bandeira
Horas antes da Bandeira Olímpica chegar ao Rio de Janeiro, cerca de dez manifestantes realizaram um protesto no Aeroporto Internacional do Galeão contra as remoções causadas pelas obras de preparação para os Jogos de 2016. Com cartazes, apitos e tambores, eles também pediram mais investimento público em saúde e educação, e menos nos megaeventos esportivos.
“Oi Paes. Eu sou a saúde. Finja que eu sou a Olimpíada e invista em mim”, dizia um dos cartazes levados para frente do local onde o prefeito Eduardo Paes desembarca nesta segunda-feira trazendo a bandeira dos Jogos Olímpicos, trazida de Londres.
A manifestação no aeroporto está sendo organizada pelo Comitê Popular da Copa do Rio de Janeiro. O comitê é formado por movimentos sociais que monitoram a preparação do Rio para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Segundo os manifestantes, 22 mil famílias da cidade estão ameaçadas por causa das obras para os eventos esportivos. Por causa desse número, eles pretendem entregar um troféu a Eduardo Paes ironizando o descaso dele com essa população.
“As pessoas estão sendo removidas de suas casas de maneira truculenta, sem debate prévio e acesso ao projeto”, disse Clara Silveira, uma das manifestantes e membro do comitê popular.
A chegada da Bandeira Olímpica está prevista para às 17h. Além de Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Nuzman, trazem o símbolo dos Jogos Olímpicos ao Rio de Janeiro.