Organização acata protesto e África do Sul de Pistorius vai à final do revezamento 4x400m
Do UOL, em São Paulo
A equipe da África do Sul poderá disputar a final da prova do revezamento 4x400m dos Jogos Olímpicos. A organização dos Jogos acatou protesto dos sul-africanos contra o acidente realizado nas eliminatórias. Com isso, Oscar Pistorius, primeiro atleta biamputado a competir em uma Olimpíada, poderá correr na decisão.
A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) entendeu que Ofentse Mogawane foi obstruído por um corredor do Quênia na bateria eliminatória. O sul-africano caiu, sentiu uma lesão no ombro e abandonou a disputa, fazendo com que Pistorius, o terceiro do revezamento, não participasse.
ENTENDA A CONFUSÃO:
MAIS SOBRE OSCAR PISTORIUS:
- Primeiro biamputado nas Olimpíadas, "Blade Runner" é eliminado na semi dos 400 m
- Atleta "Blade Runner" gera impasse entre cientistas
- Perto de ser o 1º amputado em Olimpíada, Pistorius conta que era alvo de travessuras no colegial
- Atleta brasileiro sem pernas descarta copiar trajetória de Pistorius para disputar Jogos
"O tribunal de apelação examinou e aceitou classificar a equipe da África do Sul para final, ainda que não tenha terminado sua série, tendo levado em conta que foi seriamente prejudicada no incidente com o Quênia", diz comunicado da organização dos Jogos.
A África do Sul recorreu do resultado da eliminatória do revezamento 4x400 m depois que o time do Quênia admitiu que Vincent Kiilu esbarrou em Mogawane. Os quenianos foram desclassificados.
“Estamos dentro! Estamos na final. O protesto da direção do time foi aceito e nos foi dada a raia 9”, comemorou Pistorius em sua página no Twitter.
O corredor nasceu com má formação óssea em suas pernas e seus pais optaram por amputá-las quando ele ainda tinha 11 meses. O atleta foi diversas vezes campeão paraolímpico e em 2012 conseguiu o índice para competir em nos Jogos Olímpicos de Londres. Nos 400 m individual, ele passou pela primeira rodada, mas foi eliminado nas semifinais.
A África do Sul não foi a única equipe afetada pelo "tapetão" no revezamento 4x400m. A equipe da República Dominicana conseguiu a vaga na decisão, mas foi eliminada. Os caribenhos terminaram sua bateria na quarta colocação e avançariam por tempo, mas foram desclassificados pela regra 170.19 (fazer a passagem de bastão fora da zona determinada).
A final do revezamento 4x400m será realizada às 17h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Bahamas, Estados Unidos, Reino Unido, Trinidad e Tobago, Cuba, Bélgica, Rússia e Venezuela são os demais times na decisão.