Austrália esboça equilíbrio, mas EUA passeiam e pegam a Argentina na semi masculina do basquete

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Charles Krupa

    Lebron James arrisca arremesso em partida contra a Austrália pelas quartas de final em Londres

    Lebron James arrisca arremesso em partida contra a Austrália pelas quartas de final em Londres

Ninguém apostaria que a Austrália faria um jogo equilibrado contra os EUA em Londres. Até certo ponto, foi. Nesta quarta-feira, a expectativa de massacre não se confirmou, e o “Dream Team” até levou alguns sustos. No fim, confirmou o enorme favoritismo e venceu por 119 a 86, se classificando para as semifinais dos Jogos Olímpicos.

O adversário na briga por uma vaga na decisão será a Argentina, que eliminou o Brasil. A outra semi reúne a Rússia, que derrotou a Lituânia, e a Espanha, que superou a França. Os duelos acontecem na sexta, enquanto a final e a disputa de terceiro estão marcados para o domingo.

ARGENTINA ELIMINA O BRASIL

  • Flavio Florido/UOL

    O mesmo roteiro de seguidas partidas decisivas contra a Argentina nos últimos anos se repetiu nesta quarta-feira na quadra da arena O2, em Londres. A seleção conseguiu alguns bons momentos, começou na frente, viu seu líder Marcelinho Huertas inspirado, mas novamente sucumbiu diante da melhor geração da história dos rivais. Com a derrota por 82 a 77 no clássico sul-americano nas quartas de final, a equipe de Rubén Magnano se despede dos Jogos Olímpicos sem o sonho de jogar por uma medalha.

Desde sua primeira participação nos Jogos, em 1936, os EUA sempre chegaram à semi olímpica. A exceção foi em Moscou-1980, quando o país boicotou o evento. Em 16 aparições, são 13 ouros, 1 prata (Munique-1972) e 2 bronzes (Seul-1988 e Atenas-2004).

O jogo
Os australianos começaram a partida com uma forte marcação e conseguiram equilibrar as ações nos primeiros 5 minutos. Depois, com boas pontarias de Kevin Durant e Russell Westbrook, os norte-americanos passaram a tomar conta do jogo. A situação se repetiu no segundo quarto: os EUA controlavam o placar com eficiência, e o intervalo marcava 56 a 42 para os favoritos.

O grande momento da Austrália veio no começo do terceiro tempo. Enquanto o “Dream Team” cometia uma série de erros no ataque, os australianos se mostravam eficientes. Com 5 pontos de Patrick Mills e 6 de Joe Ingles, eles chegaram a fazer 11 a 0 no período, diminuindo para 56 a 53.  Uma cesta de três de Durante deu um banho de água fria na reação rival e recolocou os EUA nos eixos. Ao fim do período, 16 pontos na frente, 84 a 70.

No último período teve cara de "Jogo das Estrelas", algo que vem se repetindo em Londres: passes espetaculares, enterradas e tiros certeiros de três. Enquanto o fôlego da Austrália acabava, os EUA sobravam, e a diferença só aumentava. Como consolo, os australianos podem dizer que fizeram um bom jogo contra os favoritos. Para o "Dream Team" , foi só mais uma bela apresentação rumo ao título.

Kobe Bryant foi o cestinha dos EUA, com 20 pontos, mas o grande destaque da equipe foi LeBron James. O ala do Miami Heat conseguiu um "triple-double" (dois dígitos em três fundamentos), com 11 pontos, 12 assistências e 14 rebotes. Mills, com 26 pontos, e Ingles, com 19 pontos, foram os principais destaques australianos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos