Rússia elimina Sérvia e lidera grupo do Brasil; Polônia perde e vira ameaça

Do UOL, em São Paulo

  • Ivan Alvarado/Reuters

    Jogadores russos comemoram ponto na vitória por 3 a 0 sobre a Sérvia

    Jogadores russos comemoram ponto na vitória por 3 a 0 sobre a Sérvia

A Rússia atropelou a Sérvia por 3 sets a 0 (25-15, 25-20, 25-17) nesta segunda-feira e eliminou os adversários do torneio de vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Londres. Com o resultado, os vencedores assumiram a liderança provisória do grupo do Brasil.

Os russos chegaram a 11 pontos, mas deverão ser ultrapassados pelos Estados Unidos, que enfrentam a frágil Tunísia na tarde desta segunda, às 16 horas de Brasília. O Brasil vai decidir sua posição no Grupo B às 18 horas, contra a Alemanha, e precisa vencer por 3 a 0 para superar a Rússia e assegurar ao menos a vice-liderança.

No entanto, o segundo lugar no grupo passou a não significar muita coisa depois da surpreendente derrota da campeã mundial Polônia diante da Austrália no Grupo A, por 3 sets a 1 (25-21, 25-22, 18-25, 25-22). Agora, os temidos poloneses não podem mais terminar na liderança, o que significa que eles poderão enfrentar o Brasil nas quartas, dependendo do resultado do sorteio que definirá os cruzamentos.

Já a Rússia não teve dificuldades contra a Sérvia, para quem perderam a medalha de ouro na final de Sydney-2000. O time sérvio já não tem a mesma força, e precisava de uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 para seguir sonhando com a classificação.

Mas a Rússia começou a abrir grande vantagem logo no primeiro set, fazendo prevalecer o bloqueio, que amorteceu o ataque sérvio. O resultado foi uma lavada de dez pontos de diferença na primeira parcial. O atacante sérvio Atanasijevic passou a aparecer mais no segundo set, mas não foi suficiente. Com grande atuação de Mikhaylov, que fez 18 pontos, os russos mantiveram o domínio e fecharam com extrema facilidade na última parcial.

Com a derrota da Sérvia, a Alemanha assegurou quarta posição no grupo B, que a coloca na próxima fase. Já o Brasil ainda pode terminar em primeiro, caso vença os alemães por 3 a 0 e a Tunísia surpreenda os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos.

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL APÓS VITÓRIA DA RÚSSIA

  • Primeiros dos grupos enfrentam os quartos colocados; outros cruzamentos dependem de sorteio

UOL Cursos Online

Todos os cursos