Tietado por sua "versão feminina", Phelps planeja última prova de natação contra campeão de golfe

Ricardo Zanei

Do UOL, em São Paulo*

  • Flavio Florido/UOL

    Nadador norte-americano Michael Phelps comemora vitória nos 100 m borboleta

    Nadador norte-americano Michael Phelps comemora vitória nos 100 m borboleta

Todo o mundo sabe que Michael Phelps se aposentou das Olimpiadas e que só vai decidir se um dia voltará às piscinas depois de um longo período de férias. O que ninguém sabia é que ele já tem definido alguns planos para o seu futuro. Tietado por Missy Franklin, a nova queridinha da natação dos EUA e espécie de "Phelps de maiô", o nadador já sabe: durante a pausa na carreira, vai viajar, descansar, participar de alguns eventos com seus patrocinadores e desafiar um profissional de golfe - e campeão.

"PHELPS DE MAIÔ"

  • REUTERS/Jorge Silva

    Enquanto pensa em não fazer nada nos próximos meses - ou anos -, Phelps conta com a tietagem de seus companheiros de equipe de natação dos EUA. Uma das mais animadas ao falar do nadador é Missy Franklin, 17 anos, que é apontada como a herdeira da lenda nas piscinas mundiais.

    "O que ele fez foi inacreditável", disse a nadadora, dona de quatro ouros (100 m costas, 200 m costas, 4x200 m livre e 4x100 m medley) e um bronze (4x100 m livre) em Londres. "Ele é o tipo de pessoa que faz você repensar no que é impossível", completou a candidata a grande nome da modalidade nos Jogos do Rio-2016.

"Eu disse para mim mesmo que eu nunca gostaria de nadar quando tivesse 30 anos. Fui capaz de fazer tudo que eu queria, de atingir todo os objetivos que eu me propus e fui capaz de lidar com tudo isso. É a hora de fazer outras coisas", disse Phelps, em Londres, ao se despedir dos Jogos com o 18º ouro de sua carreira olímpica.

Bubba Watson, 33, conquistou neste ano um dos torneios de maior prestígio do golfe, The Masters. O que pouca gente sabe é que ele é amigo pessoal de Phelps, e um duelo contra o campeão das tacadas está na agenda do gênio das piscinas, como parte dos seus planos de "fazer outras coisas".

"Ele me disse que sou um bom nadador, mas continuo péssimo no golfe. Então, talvez eu o desafie em uma piscina. Depois, podemos ir para um campo de golfe. Esta será a minha próxima competição de natação. Depois, acabou", brincou Phelps, "aposentado" aos 27 anos. Ou será que ele falou sério?

O ouro nos 4x100 m medley, prova que fechou o programa da natação em Londres, marcou a aposentadoria olímpica de Phelps. Aos 27 anos, ele deixa os Jogos com 18 ouros, 2 pratas e 2 bronzes e status de uma lenda do esporte.

Você não pode colocar limites em nada. Quanto mais alto você sonha, mais longe vai conseguir ir. Quando eu estou focado, não há uma única coisa ou pessoa que possa me impedir de fazer o que eu coloquei em mente

Michael Phelps, ao comentar todos os seus feitos na natação

SUPER-HERÓIS OLÍMPICOS - MICHAEL PHELPS

  • Arte/UOL

*Com agências internacionais

UOL Cursos Online

Todos os cursos