Aposentado das Olimpíadas, Phelps comemora feitos: "sempre sonhei com um final como este"

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

  • Ronald Martinez/Getty Images

    Michael Phelps com o prêmio especial da Fina pelos feitos obtidos em sua carreira

    Michael Phelps com o prêmio especial da Fina pelos feitos obtidos em sua carreira

Os Jogos Olímpicos de Londres ficarão marcados como o palco onde o nadador norte-americano Michael Phelps cravou seu nome como um dos maiores atletas da história do esporte. Em sua despedida da natação, Phelps chegou ao assombroso número de 22 medalhas olímpicas após faturar mais um ouro na prova do revezamento 4x100 medley neste sábado, último dia de competições.

Agora, o norte-americano tem 18 medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, conquistadas em quatro Jogos Olímpicos. Somente em Londres foram quatro ouros (100 m borboleta, 200 m medley, 4x200 m livre e 4x100 m medley) e duas pratas (200 m borboleta e 4x100 m livre).

Em sua despedida das piscinas olímpicas - existe ainda a possibilidade de Phelps se aposentar do esporte -, o nadador mostrou-se "orgulhoso" por sua carreira esportiva e comentou que sempre sonhou com um final como o que viveu nos Jogos Olímpicos de Londres.


Acompanhado por Matthew Grevers, Brendan Hansen e Nathan Adrian, ao lado de quem conquistou sua última medalha de ouro, na prova do revezamento 4x100 medley, Phelps disse que teve uma carreira "incrível" e que os momentos que viveu não serão esquecidos nunca.

O nadador de Baltimore admitiu que não sentia necessidade de continuar, já que precisava de tempo para "fazer outras coisas". Sobre sua última noite como nadador, Phelps explicou que sempre tinha sonhado acabar assim, com uma medalha de ouro, a décima oitava que ganhou em Jogos Olímpicos, feito que o transformou no melhor nadador e atleta olímpico da história.

"Foi uma noite incrível. Bob (Bowman, seu treinador) e eu trabalhamos para eu poder me tornar no melhor nadador de todos os tempos", explicou Phelps, que acrescentou que fez tudo que podia e queria.

Phelps comentou que cada edição dos Jogos Olímpicos é melhor que a anterior e valorizou especialmente sua participação em Londres 2012. "Cada vez os atletas são melhores. Não sei o que teria conseguido sem o apoio de todas as pessoas", afirmou o americano.

O nadador minimizou o impacto que sua aposentadoria possa ter no esporte: "eu não podia fazer muito mais", disse Phelps.

ÚLTIMO DIA DA NATAÇÃO TEM POLÊMICA E DESPEDIDA DOURADA DE PHELPS

 

SUPER-HERÓIS OLÍMPICOS - MICHAEL PHELPS

  • Arte/UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos