Maracanã terá de ser fechado por pelo menos quatro meses por obras da Olimpíada de 2016

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Divulgação/Portal da Copa

    A reforma no Estádio Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, já está 50% concluída

    A reforma no Estádio Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, já está 50% concluída

O Maracanã terá de ser fechado mais uma vez para obras depois da Copa do Mundo. Após de passar por reformas para o Pan de 2007 e para o Mundial de 2014, o maior estádio do Rio de Janeiro não poderá ser usado por pelo menos quatro meses para se preparar para a Olimpíada de 2016.

O fechamento do estádio foi anunciado nesta sexta-feira pelo diretor-geral do Comitê Olímpico e Paralímpico Rio 2016, Leonardo Gryner. Segundo ele, os jogos no Maracanã serão suspensos para que o local ganhe, entre outras coisas, a pira olímpica dos Jogos de 2016.

“Às vezes são necessárias algumas mudanças como, por exemplo, a implantação da pira olímpica. Então ele [o estádio] deve ser fechado de quatro a seis meses antes dos Jogos, sendo que nos dois primeiros meses desse período ele ainda poderia ser utilizado simultaneamente em jogos de futebol".

Gryner disse que as intervenções necessárias no estádio serão definidas somente a partir de 2014. No ano da Copa do Mundo, será criada uma comissão que decidirá sobre as cerimônias que serão realizadas no estádio durante a Olimpíada.

O Maracanã vai sediar a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, além de partidas de futebol. Na Copa do Mundo, o estádio será palco da partida final.

O estádio está fechado desde setembro de 2010 para obras. A reforma do Maracanã está oficialmente orçada em R$ 859 milhões e foi iniciada pouco mais de três anos depois do estádio ter sido reinaugurado para os Jogos Pan-americanos de 2007.

UOL Cursos Online

Todos os cursos