Governo do RJ dá incentivo de R$ 4,1 mi para telão que não consegue transmitir Olimpíada

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    Problema impede transmissão de jogos e público não comparece a evento olímpico

    Problema impede transmissão de jogos e público não comparece a evento olímpico

O primeiro evento olímpico do Rio de Janeiro fracassou. O telão instalado há uma semana no parque da Quinta da Boa Vista para que a população pudesse acompanhar a Olimpíada de Londres ainda não transmitiu uma única competição. Com isso, o Live Site Cidade Olímpica, que recebeu incentivo fiscal de pelo menos R$ 4,1 milhões para sua realização, tem atraído apenas 10% do público que seus organizadores esperavam .

O Live Site é um festival esportivo montado em torno do telão onde as pessoas poderiam assistir à abertura, ao encerramento e a competições olímpicas. Neste ano, o Rio de Janeiro, que sediará a Olimpíada de 2016, conseguiu uma autorização do Comitê Olímpico Internacional (COI) para montar um Live Site no Brasil. A cidade não conseguiu, porém, colocar em seu telão as imagens da Olimpíada de Londres, conforme havia prometido.

Sem a transmissão das competições, Live Site Cidade Olímpica não consegue chamar atenção da população. O evento foi aberto na sexta-feira passada e a expectativa é que ele atraísse cerca de 20 mil pessoas por dia. Até a tarde da última quinta-feira, a organização informou que 14 mil pessoas haviam passado pelo local em sete dias. Ou seja, uma média de 2 mil pessoas por dia --um décimo do que havia sido projetado.

Quem instalou o telão e toda a estrutura para o Live Site Cidade Olímpica na Quinta da Boa Vista foi a SRCOM. A empresa foi contratada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para organizar o evento, que também tem seus patrocinadores.

Panasonic, Coca-Cola, Bradesco expõem suas marcas no Live Site. Uma fábrica da Coca-Cola, inclusive, conseguiu um incentivo fiscal de R$ 4,16 milhões do governo do Rio de Janeiro para apoiar o evento por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também deu apoio institucional. Divulgou, levou guardas municipais e organizou uma coleta de lixo especial para a Quinta da Boa Vista. Apesar de tudo isso, as poucas pessoas que foram até o Live Site reclamam.

"É um absurdo", resumiu Camila Cristina da Silva, de 25 anos. "Eles querem organizar uma Olimpíada e já começa assim?"

Camila esteve na Quinta da Boa Vista no início da tarde de quinta-feira, enquanto a seleção masculina de basquete do Brasil jogava contra a Rússia em Londres. Ela estava com sua irmã e três filhos pequenos. Tinha ido ao parque para passear, mas se interessou pelo Live Site quando viu toda a estrutura montada. Chegou mais perto e se decepcionou. "Achei tudo muito bonito, interessante. Mas não funciona. De que adianta?"

Aline Sodré, de 32 anos, passou por situação parecida. Ela também foi até o Live Site na quinta. Estava com seus dois filhos e lamentou a falha no telão. "Seria interessante assistir o jogo aqui com todo mundo. Fico triste por não estar funcionando. A população merecia coisa melhor."

O UOL procurou a SRCOM na quarta-feira para saber os motivos da falha no telão. A empresa não respondeu. Na tarde de quinta-feira, a reportagem foi até o Live Site. No local, foi informada pela assessoria de imprensa de que a empresa não iria se pronunciar sobre os problemas. Segundo a SRCOM, a empresa foi contratada pelo Comitê Rio 2016 para realizar o evento. O comitê é quem falaria.

O UOL, então, procurou o Comitê Rio 2016. Até a publicação desta reportagem, não havia recebido uma resposta do órgão.

A Coca-Cola também não quis se pronunciar sobre o Live Site. A empresa informou que o incentivo fiscal concedido pelo governo estadual foi dado a Rio de Janeiro Refrescos, fábrica do refrigerante. Por isso, é a fábrica quem deveria dar mais informações sobre o assunto.

A Rio de Janeiro Refrescos foi procurada na tarde de quinta-feira. Até a publicação da reportagem, ela também não havia se pronunciado.

Já o governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, informou que vai avaliar a realização do Live Site para saber se o incentivo concedido poderá ser mesmo abatido dos impostos que têm que ser pagos pela fábrica da Coca-Cola. Caso o acordo feito com o governo não tenha sido cumprido, o incentivo pode ser revogado.

A Secretaria de Esporte ressaltou que o Live Site não é apenas um evento de transmissão da Olimpíada. "Há outras atividades envolvidas na valorização do esporte como, por exemplo, a realização de clínicas de modalidades olímpicas."

Confira a íntegra da nota da Secretaria de Esporte e Lazer:

"O projeto incentivado não se refere apenas à transmissão dos jogos. Há outras atividades envolvidas na valorização do esporte como, por exemplo, a realização de clínicas de modalidades olímpicas. A empresa beneficiária do projeto incentivado tem um prazo de 60 dias após o término do evento para apresentar a prestação de contas que vai detalhar a realização, parcial ou total, das atividades previstas na definição de projeto. No caso de não cumprimento do acordo previsto, será avaliado se haverá a devolução parcial ou total dos recursos que seriam destinados às atividades não realizadas."

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