"Febre Ennis" e desfile de musas do heptatlo abrem o atletismo em Londres
Gustavo Franceschini
Do UOL, em Londres (Inglaterra)
-
AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Atleta austríaca Ivona Dadic durante prova de arremesso de peso na competição feminina de heptatlo
Nem as várias estrelas do ciclismo, nem a seleção de futebol e nem a nadadora Rebecca Adlington. Quem domina a mídia britânica e é líder de popularidade do chamado Team GB (como os britânicos se referem às suas equipes) é Jessica Ennis, que estreou com um desempenho impressionante nesta sexta-feira. No primeiro dia de atletismo, ela quebrou um recorde, levantou o estádio Olímpico e mostrou porque é a “garota-pôster” da delegação da casa.
Jessica Ennis tem um título e um vice-campeonato mundial de heptatlo no currículo. A prova que reúne sete diferentes modalidades dentro do atletismo abre o programa do esporte, e transformou a atleta em uma febre em Londres.
Se nos últimos dias o ciclismo dominou as manchetes dos jornais locais pelos feitos notáveis de Bradley Wiggins e Chris Hoy, ambos campeões olímpicos mais uma vez, nesta sexta foi a vez de Jessica Ennis, que atropelou a bicicleta na disputa direta de popularidade. A briga, diga-se já havia disso ganha muito antes. Fãs do Team GB usam camisas com o rosto da moça e veem outdoors espalhados pela cidade, alguns até com ela à frente de seus compatriotas, mostrando sua importância.
Até slogan próprio ela tem: “Jessica, transforme o aço de Sheffield em ouro olímpico”, diz a mensagem espalhada por cartazes no metrô. Parece muito para quem, há dois meses, foi chamado de “gorda” por um diretor do atletismo inglês. Nesta sexta, no entanto, ela mostrou que a atenção que recebe não é injusta.
Pela manhã, ela estreou nas Olimpíadas fazendo o recorde mundial dos 100m com barreiras dentro do heptatlo, com a marca de 12s54. No salto em altura, ela foi só a quinta, mas ainda assim passou para as provas da noite na primeira colocação, com vantagem sobre as rivais diretas, a ucraniana Natalya Dobrynska (atual campeã olímpica e campeã mundial indoor neste ano) e a russa Tatyana Chernova (atual campeã mundial outdoor).
À noite, 80 mil pessoas lotaram o estádio Olímpico, principalmente para torcer por ela. O público assistiu calado à prova do arremesso de peso, um dos pontos fracos da estrela, que caiu para o quarto lugar. Na última prova, porém, ela deu show.
Ennis chegou empatada com a holandesa Dafne Schippers nos 200 m, em uma prova emocionante, e voltou a liderar a classificação geral, com 4158 pontos, contra 3974 de Austra Skujyte, da Lituânia, segunda colocada. No anúncio dos resultados finais, o público foi ao delírio, no momento de maior comoção da noite.
“Eu não podia imaginar duas performances como essas de hoje. Foram duas provas incríveis”, disse a atleta, bastante cansada, referindo-se às suas marcas nos 100 m com barreiras e aos 200 m.
CAMPEÃO COM ESTILO WOODSTOCK
BRASILEIRO NA FINAL, E EM PRIMEIRO