"Febre Ennis" e desfile de musas do heptatlo abrem o atletismo em Londres

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO / FRANCK FIFE

    Atleta austríaca Ivona Dadic durante prova de arremesso de peso na competição feminina de heptatlo

    Atleta austríaca Ivona Dadic durante prova de arremesso de peso na competição feminina de heptatlo

Nem as várias estrelas do ciclismo, nem a seleção de futebol e nem a nadadora Rebecca Adlington. Quem domina a mídia britânica e é líder de popularidade do chamado Team GB (como os britânicos se referem às suas equipes) é Jessica Ennis, que estreou com um desempenho impressionante nesta sexta-feira. No primeiro dia de atletismo, ela quebrou um recorde, levantou o estádio Olímpico e mostrou porque é a “garota-pôster” da delegação da casa.

Jessica Ennis tem um título e um vice-campeonato mundial de heptatlo no currículo. A prova que reúne sete diferentes modalidades dentro do atletismo abre o programa do esporte, e transformou a atleta em uma febre em Londres.

Se nos últimos dias o ciclismo dominou as manchetes dos jornais locais pelos feitos notáveis de Bradley Wiggins e Chris Hoy, ambos campeões olímpicos mais uma vez, nesta sexta foi a vez de Jessica Ennis, que atropelou a bicicleta na disputa direta de popularidade. A briga, diga-se já havia disso ganha muito antes. Fãs do Team GB usam camisas com o rosto da moça e veem outdoors espalhados pela cidade, alguns até com ela à frente de seus compatriotas, mostrando sua importância.

Até slogan próprio ela tem: “Jessica, transforme o aço de Sheffield em ouro olímpico”, diz a mensagem espalhada por cartazes no metrô. Parece muito para quem, há dois meses, foi chamado de “gorda” por um diretor do atletismo inglês. Nesta sexta, no entanto, ela mostrou que a atenção que recebe não é injusta.

Pela manhã, ela estreou nas Olimpíadas fazendo o recorde mundial dos 100m com barreiras dentro do heptatlo, com a marca de 12s54. No salto em altura, ela foi só a quinta, mas ainda assim passou para as provas da noite na primeira colocação, com vantagem sobre as rivais diretas, a ucraniana Natalya Dobrynska (atual campeã olímpica e campeã mundial indoor neste ano) e a russa Tatyana Chernova (atual campeã mundial outdoor).

À noite, 80 mil pessoas lotaram o estádio Olímpico, principalmente para torcer por ela. O público assistiu calado à prova do arremesso de peso, um dos pontos fracos da estrela, que caiu para o quarto lugar. Na última prova, porém, ela deu show.

Ennis chegou empatada com a holandesa Dafne Schippers nos 200 m, em uma prova emocionante, e voltou a liderar a classificação geral, com 4158 pontos, contra 3974 de Austra Skujyte, da Lituânia, segunda colocada. No anúncio dos resultados finais, o público foi ao delírio, no momento de maior comoção da noite.

“Eu não podia imaginar duas performances como essas de hoje. Foram duas provas incríveis”, disse a atleta, bastante cansada, referindo-se às suas marcas nos 100 m com barreiras e aos 200 m. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos