Brasileiras do vôlei reclamam de torcida contra, mas Zé Roberto discorda: 'é o ônus'

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (ING)

  • Flávio Florido/UOL

    Paula Pequeno (e) e Fabiana reclamaram das críticas da imprensa e dos torcedores brasileiros

    Paula Pequeno (e) e Fabiana reclamaram das críticas da imprensa e dos torcedores brasileiros

Apesar de terem vencido dois jogos por 3 sets a 2 (contra Turquia e China) e de terem perdido outros dois (3 a 1 para os Estados Unidos e 3 a 0 para a Coreia do Sul), as atletas da seleção brasileira feminina de vôlei reclamaram nesta sexta-feira das críticas que vêm sofrendo na Olimpíada de Londres. Após o triunfo sobre as chinesas, algumas jogadoras se disseram chateadas com o que chamaram de “torcida contra”. O técnico José Roberto Guimarães, por sua vez, minimizou a situação e disse aceitar as opiniões negativas sobre a equipe.

Na avaliação das atletas, o público brasileiro é sempre o primeiro a criticar e não apoia verdadeiramente o time.

"É duro, porque as primeiras pessoas que a gente tem de brigar são os brasileiros, que vêm pesado em cima da gente. Mas não tem problema, porque sei que tem muita gente que gosta da gente e torce a favor, e quanto mais gente a favor melhor”, afirmou a ponteira Paula Pequeno.

MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI

  • AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV

    Brasil vence a China no sufoco e tem de secar as rivais para não cair no vôlei feminino

  • AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV

    Dependendo de rivais, Brasil evoca 'ajuda divina' por classificação no vôlei feminino

  • Reuters

    EUA passam 4 anos quietos no vôlei, acordam na Olimpíada e ameaçam o Brasil no auge

Fabiana endossou as palavras da companheira e elevou o tom da reclamação. "É complicado, porque ninguém está de sacanagem, ninguém está entrando de corpo mole. Sempre são os brasileiros que começam a falar mal", opinou a central e capitã da seleção. "Todo mundo achou que a gente estava no lixo, ninguém estava acreditando. É triste saber que tem gente torcendo contra. Tem de entender que o outro time também treina".

Já o treinador foi mais sóbrio na avaliação, admitindo que as críticas são frutos das altas expectativas criadas sobre a equipe que carrega o título de atual campeã olímpica.

"Esse é o ônus que você paga. Tem de ter o couro grosso para aguentar isso. Tenho falado para elas que isso vai fazer parte. O torcedor tem o direito de criticar, porque há uma expectativa muito grande. Não tem como não ter críticas se o time não está jogando bem. Você que causou isso sendo campeão olímpico e segundo do ranking", disse Zé Roberto, discordando de suas pupilas.

"Esse vai ser um tema das nossas conversas daqui pra frente. A gente tem de entender o papel de vocês [imprensa]. A gente tem a responsabilidade de jogar bem. Elas são jovens e vão se magoar, mas eu estou há um pouquinho mais de tempo nessa e sei que é assim", concluiu.

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos