Brasil tenta, mas time dos Estados Unidos sobra em quadra e vence por 3 a 1

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Ivan Alvarado

    Jogadores da seleção saem de quadra tristes após derrota por 3 sets a 1 para a equipe dos Estados Unidos

    Jogadores da seleção saem de quadra tristes após derrota por 3 sets a 1 para a equipe dos Estados Unidos

O Brasil voltou a jogar bem, mas não conseguiu repetir o passeio que deu na Rússia há dois dias. Diante de um adversário forte e também candidato ao título, os Estados Unidos, o time de Bernardinho sofreu, não foi constante durante o jogo e perdeu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Londres, por 3 sets a 1 (23-25, 27-25, 25-19 e 25-17).

Mesmo com o revés, o Brasil segue na segunda colocação do grupo B, que ainda tem Rússia, Sérvia, Alemanha e Tunísia, e não deve ter problemas para se classificar. Além disso, não deve sair de quadra tão insatisfeito com seu desempenho.

BRASILEIROS ADMITEM DESEQUILÍBRIO

  • REUTERS/Ivan Alvarado

    Após a derrota por 3 sets a 1 para os Estados Unidos nesta quinta-feira, os jogadores da seleção brasileira de vôlei admitiram após a partida que a equipe se desequilibrou nos momentos em que os rivais passaram à frente no placar e abriram vantagem.

Se não foi brilhante como contra a Rússia, a seleção desta vez também teve um rival bem mais difícil. Os Estados Unidos acertaram 40% das bolas que tentaram no ataque, número muito superior à média de Murilo e companhia no torneio, que gira em torno de 32% e nesta quinta também foi de 40%.

O problema do Brasil foi fazer apenas dois pontos de bloqueio em todo o jogo, um sinal de como estava difícil parar os EUA de Stanley, maior pontuador do jogo com 19 bolas no chão. Além disso, a equipe também não conseguiu manter a concentração, e já não ofereceu tanta resistência ao jogo rival a partir do terceiro set, quando os norte-americanos dominaram.

O primeiro set teve o mesmo roteiro em toda a sua extensão. O Brasil sacou bem, mas a recepção dos Estados Unidos esteve tão inspirada que o passe não foi quebrado em quase nenhum momento. A decisão veio nos pontos finais, quando a seleção foi mais precisa que a norte-americana, que errou em momentos-chave e perdeu por 25 a 23.

Brasileiros em Londres - dia 6
Brasileiros em Londres - dia 6

Na parcial seguinte, no entanto, o cenário mudou. Logo de cara, os Estados Unidos abriram cinco pontos de vantagem que incomodaram no marcador até ficar 17 a 13. Quando Ricardinho e Wallace entraram, o Brasil reagiu, empatou e levou o jogo igual até o 20 a 20.

Só que a passagem de Priddy pelo saque matou o time verde-amarelo, que viu os rivais ficarem com dois set points. Com uma bela ajuda do juiz em uma bola polêmica, o Brasil ainda chegou a encostar, mas os Estados Unidos tiveram calma e fizeram 27 a 25.

Sem a mesma concentração, o Brasil foi presa fácil no terceiro set. Os Estados Unidos logo impuseram o ritmo de jogo que queriam, administraram a vantagem e fecharam a parcial em apenas 27 minutos, em 25 a 19. Na parcial final, o cenário foi o mesmo, só que com a seleção ainda mais desatenta e aproveitando para dar ritmo de jogo a Giba. No fim, vitória por 25 a 17 e vitória por 3 a 1 ao fim do confronto. 

Confira abaixo algumas estatísticas da partida:

  • Reprodução
  • Reprodução

UOL Cursos Online

Todos os cursos