Relaxado, Cielo até brinca sobre duelo com chinesa e usa "face confiante" na final dos 100 m

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • Daniel Ramalho/AGIF/COB

    Cesar Cielo acena positivamente após completar a semifinal dos 100 m livre em segundo lugar

    Cesar Cielo acena positivamente após completar a semifinal dos 100 m livre em segundo lugar

Com estilo perfeccionista e forte autocrítica, Cesar Cielo demonstra na maioria das vezes qual seu real sentimento, de frustração ou satisfação, com um resultado que obtém. Mais que isso, usa essa sensação para definir qual expectativa terá em relação ao seu próximo grande objetivo.

Para a final dos 100 m livre, prova clássica da natação e que será disputada nesta quarta, o atleta brasileiro chega confiante e relaxado, ao contrário dos últimos meses, quando não escondeu o incômodo com seus tempos na distância.

Campeão olímpico e duas vezes mundial (2009 e 2011) dos 50 m, Cielo mostrou aborrecimento quando não conseguiu em algumas oportunidades manter o bom desempenho nos 100 m, prova que foi bronze em Pequim e ficou em quarto no último Mundial.

Ao contrário dos 50 m, distância na qual é o melhor do ano, nos 100 m Cielo chegou a Londres apenas como o sétimo do mundo. Em uma tentativa de melhorar sua marca, no Troféu Maria Lenk, no Rio, em abril, saiu frustrado por não fazer o tempo desejado e esbravejou ao dizer que seu foco em Londres seria só os 50 m.

Na terça, no entanto, nas eliminatórias, ele  transpareceu muita satisfação com seu desempenho e mostrou ânimo e relaxamento. Não hesitou em afirmar que pode chegar a uma marca que renda medalha.

Cielo fez o quinto melhor tempo das semifinais, com 48s17, enquanto o favorito australiano James Magnussen foi o melhor, com 47s63. Mas isso passou longe de deixá-lo desanimado.

“Dá sim [para chegar na casa dos 47s], no finalzinho eu dei uma seguradinha, vi que eu estava na mesma linha do James [Magnussen] e que só nó dois estávamos ali na frente. Espero que com esse final de prova melhor e que com a adrenalina da final vou conseguir nadar abaixo de 48s de novo”, falou.

“Vamos ver, se eu fizer minha parte de nadar abaixo de 48s e fizer uma prova boa dá para olhar para o placar e ver se deu medalha ou não. Primeiro é fazer o que eu tenho que fazer, tomar conta do meu business e a gente vê se dá pra pensar em fazer pódio”, continuou.


Sempre sorridente, Cielo repetiu por várias vezes que estava tranquilo e até mostrou bom humor no meio das entrevistas. “O que eu estava falando mesmo?”, perguntou após uma pausa na entrevista para todos assistirem à final dos 200 m borboleta, que tinha Michael Phelps. “Pô, o pessoal está torcendo contra”, comentou ao ver a comemoração de parte dos jornalistas quando o americano ficou com a prata.

O nadador brincou também quando foi questionado sobre uma possível competição contra a sensação chinesa Ye Shiwen, de 16 anos a novo fenômeno da natação.

“Eu não gostaria de nadar contra ela, mas não nado o medley e não sou mulher também. Então estou tranquilo”, disse.

Cielo disputa a final no período da tarde, a partir das 15h30 (horário de Brasília).

 

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

UOL Cursos Online

Todos os cursos