Pai de nadadora chinesa sob suspeita de doping ataca críticos: "Ocidente arrogante"

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Ye Shiwen, nadadora de 16 anos da China, já uma das grandes atrações da natação nos Jogos

    Ye Shiwen, nadadora de 16 anos da China, já uma das grandes atrações da natação nos Jogos

Os resultados impressionantes da nadadora chinesa Ye Shiwen nas piscinas londrinas dos Jogos Olímpicos levantaram suspeita de um possível doping. Indignado com as acusações, o pai da atleta de apenas 16 anos, Ye Qingsong, atacou os críticos da filha.

O chinês afirmou ao portal de notícias Tencent que era “normal que as pessoas suspeitassem” dos resultados da sua filha na Olímpiada.  “A mídia ocidental sempre foi arrogante e desconfiada do povo chinês”, afirmou Ye Qingsong.

Segundo o chinês, toda a equipe de natação do país asiático, que lidera o quadro de medalhas dos Jogos, passou por um rigoroso processo anti-doping e atribuiu a medalha de ouro nos 400 metros medley a uma combinação de trabalho duro e orientação dos treinadores.

“Muitas pessoas deram todo tipo de contribuição para que este resultado fosse possível”, revelou.

O que chamou a atenção não foi apenas o fato dela ganhar o ouro e bater o recorde mundial dos 400 m medley feminino. O surpreendente é que os últimos metros dela foram 17 centésimos mais rápidos que o do norte-americano Ryan Lochte.

Nos últimos 50 m, Ye conseguiu cravar 28s93, enquanto no mesmo momento Lochte fez apenas 29s10. No final, ela cravou 4min28s43, novo recorde mundial.

Ye Shiwen ainda quebrou o recorde olímpico na segunda bateria das semifinais dos 200 m medley, com o tempo de 2min08s39. O tempo anterior era da australiana Stephanie Rice, que havia registrado 2min08s45 em Pequim-2008.

UOL Cursos Online

Todos os cursos