Favorita, Espanha perde para Honduras e está eliminada dos Jogos Olímpicos de Londres
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Nigel Roddis
Juan Mata lamenta chance perdida pela Espanha em partida contra Honduras, neste domingo, em Newcastle. Resultado eliminou os espanhóis, grandes favoritos ao lado do Brasil, dos Jogos de Londres.
- URUGUAI FALHA NOS ESCANTEIOS CONTRA SENEGAL E PERDE 1ª PARTIDA NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS
A zebra voltou a dar as caras neste domingo no futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de perder para o Japão na estreia da competição, a seleção espanhola foi derrotada por Honduras, por 1 a 0, em jogo disputado no estádio St James Park, em Newcastle. Com o resultado significou a eliminação da Fúria, que era credenciada como uma das favoritas para conquistar a medalha de ouro na modalidade.
A vitória deixou Honduras com quatro pontos no grupo D, atrás do Japão – que já soma seis pontos. As duas seleções decidem o primeiro lugar da chave na próxima quarta-feira, às 13 horas. Simultaneamente, a Espanha encerra sua participação contra Marrocos, que ainda tem chances matemáticas de classificação.
Os espanhóis entraram em campo com a pressão de vencer para não se complicar no torneio olímpico. Mas foram os hondurenhos que começaram com tudo e abriram o placar, aos seis seis minutos da primeira etapa. Bengtson aproveitou um cruzamento de Espinoza e cabeceou para o gol espanhol. Foi a terceira vez que o atacante do New England Revolution balança as redes nos Jogos - ele divide no momento a artilharia da competição com o senegalês Pape Moussa Konaté.
A partir daí, a Espanha foi com tudo para cima dos centro-americanos. Juan Mata desperdiçou duas boas oportunidades de igualar o placar.
No segundo tempo, a Fúria continuou a lutar intensamente pelo gol de empate. Deixando muito espaço para perigosos contra-ataques de Honduras, os espanhóis chegavam de maneira desorganizada, desperdiçaram várias chances de marcar e mandaram duas bolas no travessão de Mendoza, ambas com Rodrigo.
Ao final do jogo, os espanhóis cercaram o árbitro venezuelano Juan Soto. Bastante indignados, os jogadores reclamaram da não marcação de dois supostos pênaltis (sobre Adrián e Rodrigo) e também pela catimba que hondurenhos fizeram nos minutos finais da partida. Coube a Juan Mata conter os ânimos dos companheiros. Já os hondurenhos eram só alegria com o resultado positivo.