Campeã de 16 anos 'bate' Lochte, e chineses ironizam: 'tem sorte de ela ser mulher'

Das agências internacionais

Em Pequim (China)

China e Estados Unidos vão brigar pelo topo do quadro de medalhas, e até a imprensa do país oriental entrou na disputa. As publicações chinesas comemoraram o bom início de competição, com o país liderando o quadro de medalhas no primeiro dia, e ironizaram as conquistas norte-americanas, principalmente do astro Ryan Lochte.

Os chineses celebraram os quatro ouros e dois bronzes do sábado, sendo que a grande conquista foi da nadadora Shiwen Ye. O surpreendente é que os últimos metros dela foram 17 centésimos mais rápidos que o de Lochte. Segundo a imprensa do país, ela venceria facilmente grandes nomes dos EUA.

“Lochte tem de agradecer pelo fato de Ye ser mulher e não poder competir contra ele”, provocou a agência oficial chinesa Xinhua. A jovem de apenas 16 anos quebrou recorde mundial nos 400 m medley para ficar com o ouro, com 4min28s43.

O norte-americano se disse surpreso com o desempenho da chinesa e admitiu que nadar contra ela seria um desafio. “Ela é rápida. Se ela estivesse na piscina comigo, acho que ela poderia me vencer”, reconheceu Lochte.

“Todos nós estávamos falando sobre ela no jantar na noite passada. Foi realmente impressionante”, declarou Lochte, que neste domingo fez o segundo melhor tempo dos 200 m livre nas eliminatórias. 

Nos últimos 50 m, Ye conseguiu cravar 28s93, enquanto no mesmo momento Lochte fez apenas 29s10. Vale destacar que o norte-americano tinha grande vantagem e pôde relaxar no fim, mas ainda assim Ye foi apenas três centésimos mais lenta que ele nos últimos 100 m.

“Foi um grande passo para a natação chinesa”, disse Ye, aos jornalistas chineses. A jovem foi destaque nas TVs do país, junto a Sun Yang, que nos 400 m livre se tornou o primeiro nadador da China a ser campeão olímpico em provas masculinas.

Os Estados Unidos fecharam o primeiro dia de pódios com o terceiro lugar: um ouro, duas pratas e dois bronzes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos