Felipe Kitadai surpreende e comemora 23 anos com bronze olímpico de presente

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flávio Florido/UOL

    Brasileiro Felipe Kitadai (de branco) aplica um golpe sobre judoca italiano e conquista medalha de bronze

    Brasileiro Felipe Kitadai (de branco) aplica um golpe sobre judoca italiano e conquista medalha de bronze

A primeira medalha do Brasil em Londres é de bronze, e veio como um presente para o judoca Felipe Kitadai, que completa 23 anos neste sábado. O brasileiro derrotou o italiano Elio Verde em uma das disputas de terceiro lugar na categoria até 60 kg, com um wazari no golden score.

Se não é uma zebra, a medalha de Kitadai também não era esperada. O brasileiro entrou no torneio como 11º melhor ranqueado e tinha pela frente uma chave muito difícil. Quando caiu diante do bicampeão mundial Rishod Sobirov, no entanto, teve cabeça para voltar à briga por medalha. A vitória sobre o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi, na repescagem, veio de forma emocionante no golden score.

Na disputa do bronze, Kitadai conseguiu outra vitória no sufoco. Ele tentou tomar a iniciativa no começo, mas o italiano respondia bem nos contra-ataques e mostrou segurança, induzindo o brasileiro tomar uma advertência. Em seguida, Verde quase conseguiu pontuar com uma queda, mas foi a vez do brasileiro se defender com eficiência. O combate continuou amarrado, e a decisão foi para o golden score. Kitadai precisava pontuar apenas uma vez para vencer, e conseguiu um wazari logo nos primeiro segundos.

"Quando acabou eu não pensei em nada, só olhei pro Jun [treinador] e ficou tudo embaçado. Eu vim para cá sabendo que menos que uma medalha é pouco. A meta era o ouro, mas eu quero curtir essa medalha", declarou o brasileiro após a conquista.

O ouro da categoria até 60 kg do judô masculino em Londres ficou com o russo Arsen Galstyan, que derrotou o japonês Hiroaki Hiraoka na final. Algoz de Kitadai nas quartas, o uzbeque Rishod Sobirov ficou com a outra medalha de bronze.

A medalha coloca Felipe Kitadai no seleto grupo dos medalhistas olímpicos. Na seleção atual, por exemplo, somente Leandro Guilheiro e Tiago Camilo já subiram no pódio em uma edição dos Jogos. Além disso, o resultado também apaga de vez o episódio que o tornou conhecido no ano passado, quando ele "borrou" o quimono na semifinal do Pan de Guadalajara, antes de sagrar-se campeão do torneio.

Agora com 23 anos, Kitadai nasceu em São Paulo e mudou-se para Porto Alegre a convite do bicampeão mundial João Derly, recém-aposentado dos tatames. No começo, morou na casa do amigo até encontrar um lugar definitivo para ficar e treinar na Sogipa, clube que defende até hoje.

Conhecido dentro da seleção pelo jeito extrovertido e brincalhão, ele é o responsável pelos apelidos, conta piadas e está acostumado a se meter em confusões. Além do conhecido episódio do Pan, ele chegou a quebrar o dente da frente em um treino. Os colegas não perdoaram e o apelidaram de Tião Macalé.

CHAVE FINAL DA CATEGORIA ATÉ 60 KG:

UOL Cursos Online

Todos os cursos