Federer volta a Wimbledon 20 dias após título e sofre para bater colombiano em tarde displicente

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (ING)

  • REUTERS/Stefan Wermuth

    Suíço Roger Federer vibra ao derrotar o colombiano Alejandro Falla em Londres

    Suíço Roger Federer vibra ao derrotar o colombiano Alejandro Falla em Londres

Exatos vinte dias depois de vencer o torneio de Wimbledon pela sétima vez na carreira, o suíço Roger Federer voltou a pisar na famosa superfície de grama do complexo de tênis de Londres neste sábado, para passar com dificuldades pelo colombiano Alejandro Falla, com placar de 2 sets a 1, parciais de 6-3, 5-7 e 6-3. Em 1h47 de partida, o favorito da Olimpíada teve instantes displicentes, com erros infantis, que não combinam com seu conhecido repertório técnico.

Número 51 do mundo, o colombiano de 28 anos levou seu jogo ao limite e ofereceu risco ao jogador mais vitorioso da história do tênis com a vitória de virada no segundo set. Mas Federer conseguiu reagir e avançar, mesmo distante do melhor de seu desempenho, em partida que teve a arbitragem do experiente brasileiro Carlos Bernardes.  

Após a complicada vitória na estreia, Federer encara na segunda rodada o francês Julien Benneteau, que também neste sábado eliminou o russo Mikhail Youzhny por 2 sets a 0 (7-5 e 6-3).

O jogo começou com Federer se irritando com o barulho que um radialista espanhol emitia desde as tribunas de imprensa. O suíço chegou a interromper um movimento de saque para repreender o jornalista com um olhar de contrariedade. A torcida apoiou o heptacampeão de Wimbledon com uma vaia sonora para a voz de distúrbio.  

Depois, no sétimo game do primeiro set, uma furada digna de jogador de final de semana fez Federer passar um raro instante de embaraço. Mas logo no ponto seguinte o suíço matou a jogada com uma deixada perto da rede e se redimiu em grande estilo de seu erro anterior.

A maior esperança de ouro da Suíça nos Jogos de Londres só conseguiu quebrar o serviço do adversário sul-americano no oitavo game do set, após uma troca de bolas junto à rede. Em seguida, confirmou a vantagem por 1 a 0 no placar.

Federer conseguiu a quebra do segundo set no sétimo game e parecia encaminhar a vitória na estreia olímpica, apesar de repetição de alguns erros não forçados. No entanto, Falla conseguiu uma surpreendente quebra quando o suíço sacava para fechar o jogo e depois voltou a vencer no serviço do favorito para empatar o confronto.

Em perigo, o número 1 do mundo decidiu enfim mudar o “modo treino” no terceiro set, mostrando mais atitude e quebrando o serviço do colombiano logo no primeiro game. Mas o azarão Falla foi buscar mais uma quebra no quarto game para empatar a série decisiva.

Mas Federer conseguiu encontrar alguns de seus melhores golpes e enfim foi visto vibrando em quadra. Com mais duas quebras, escapou da zebra colombiana com vitória de 6 a 3 no set.

Falla já havia enfrentado Federer em outras cinco oportunidades, com 100% de derrotas. Duas destas partidas ocorreram também na grama de Wimbledon. Em 2004 o colombiano foi massacrado por 3 sets a 0, ganhando apenas 3 games, e em 2010 conseguiu a façanha de vencer dois sets do suíço logo de cara, mas acabou caindo de virada por 3 a 2. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos