Ainda "flutuando", Sarah Menezes vê força mental como trunfo por medalha de ouro

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/MARCELO SAYAO

    Sarah Menezes enfrenta Wu Shugen no caminho para a medalha de ouro no tatame de Londres

    Sarah Menezes enfrenta Wu Shugen no caminho para a medalha de ouro no tatame de Londres

A piauiense Sarah Menezes entrou para a história do judô brasileiro ao conquistar a primeira medalha de ouro entre as mulheres na categoria até 48kg ao derrotar a romena Alina Dumitru, campeão olímpica em Pequim, em 2008. Minutos após a luta, a judoca exaltou a sua força mental durante o combate.

“O fundamental foi a minha cabeça, graças à Luciana, minha psicóloga, que me ajudou muito e também a minha confiança. Foram as coisas mais importantes durante a luta. Tive que manter a calma, a tranquilidade e ter muita raça para ganhar”, disse Sarah ao canal SporTV.

“Ainda estou flutuando, não caiu minha ficha completamente. Estou muito feliz e agora acredito ainda mais no meu potencial”, revelou.

A judoca ainda relembrou os recentes bons resultados para embasar a confiança em sair de Londres com uma medalha no peito.

“Quando comecei a lutar aos 9 anos entrei como brincadeira, mas logo depois de Pequim, e depois das outras competições eu imaginei que pudesse ir a um pódio olímpico”, revelou. 

A vitória na decisão arremata o dia perfeito da brasileira. Sarah começou vencendo a vietnamita Ngoc Tu Van, a francesa Laetitia Payet e a chinesa Wu Shugen pela manhã. À tarde, fez uma disputa tensa, mas ganhou da belga Charline van Snick por um yuko.

Na decisão, fez valer seu retrospecto contra a romena Alina Dimitru, que era a atual campeã olímpica mas havia perdido as três últimas lutas contra Sarah.

UOL Cursos Online

Todos os cursos