Gols entre as pernas, erro gritante e boas defesas; saiba como foram os jogos do goleiro Neto na Fiorentina
Do UOL, em São Paulo
-
Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Neto, goleiro da seleção brasileira, pula para fazer defesa durante treinamento da equipe em Saint Albans
Incerteza. Talvez essa seja a palavra que ronda o goleiro Neto depois do corte de Rafael. O novo titular da seleção brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos atuou em apenas quatro partidas desde que trocou o Atlético-PR pela Fiorentina, em janeiro de 2011, e o retrospecto pelo time italiano pode não ser ruim, mas também não diminui as dúvidas sobre como ele vai se portar em Londres. Foram gols com tiros entre as pernas, um erro claro e boas defesas.
Em 19 meses desde que chegou à Itália, Neto contabilizou duas derrotas, uma vitória e um empate. Independentemente dos resultados, o goleiro tem seis gols sofridos, com uma média de 1,5 por jogo. Como consolo, ele cometeu apenas uma falha gritante.
A estreia aconteceu no dia 24 de novembro do ano passado, mais de 11 meses depois de ser contratado, na vitória por 2 a 1 da Fiorentina sobre o Empoli. Neto fez uma bela defesa no primeiro tempo, espalmando um chute venenoso de fora da área. No lance do gol, de Irakli Shekiladze, não teve culpa: o atacante invadiu em velocidade, ganhou do zagueiro e bateu firme na saída do arqueiro. No segundo tempo, deu susto na torcida, ao fazer uma defesa em dois tempos após escanteio.
Depois de 48 dias, em 11 de janeiro, Neto voltou a campo, na derrota por 3 a 0 para a Roma, pelas oitavas de final da Copa da Itália. Foi bem no primeiro tempo, em defesas seguras em chutes de Totti, pela direita, e de Lamela, da entrada da área. No segundo, Lamela abriu o placar cara a cara com o brasileiro, tocando por entre as pernas dele. Lamela fez o segundo, aproveitando erro da defesa na saída de bola.
A grande falha de Neto pela Fiorentina veio aos 30min do segundo tempo: o goleiro foi dar um chutão para a frente, pegou mal e mandou a bola nos pés de Borini. O atacante dominou, invadiu a área e não teve trabalho para marcar o terceiro, tocando, mais uma vez, por entre as pernas do camisa 89.
A distância entre o tropeço diante da Roma e a derrota por 2 a 0 para a Atalanta, em 29 de abril, pelo Campeonato Italiano, foi de 109 dias. No primeiro gol, sozinho, Denis desviou de cabeça, por cobertura, sem chance para Neto. No segundo, ele até evitou na primeira tentativa, mas, após bate-rebate na área, apenas ficou olhando a bomba indefensável de Bonaventura.
Catorze dias depois, Neto fazia seu último jogo antes de servir a seleção. Em 13 de maio, a Fiorentina ficou no morno empate sem gols com o Cagliari, pelaúltima rodada do Italiano, em partida na qual o brasileiro praticamente não teve trabalho.
Depois de 74 dias sem um jogo oficial, Neto terá a sua maior prova, dessa vez a camisa da seleção. Nesta quinta, o Brasil estreia nos Jogos Olímpicos o Egito, às 15h45 (horário de Brasília), quando o time de Mano Menezes dá o primeiro passo rumo à sonhada e inédita medalha de ouro. É a primeira grande chancede o goleiro trocar a incerteza pela esperança de medalha.
Assista, abaixo, aos vídeos com os melhores lances dos jogos em que Neto atuou na Itália: