Hope Solo é flagrada com substância proibida, mas não deve perder Olimpíadas de Londres

Do UOL, em São Paulo*

  • Thomas Peter/Reuters

    Goleira americana Hope Solo deve fazer parte da seleção de seu país nas Olimpíadas de Londres-2012

    Goleira americana Hope Solo deve fazer parte da seleção de seu país nas Olimpíadas de Londres-2012

Nesta segunda-feira, a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês) divulgou um comunicado informando que um exame feito na goleira Hope Solo encontrou a substância proibida Canrenona. No entanto, por conta da cooperação da jogadora com a investigação, ela não deve ficar fora das Olimpíadas de Londres-2012. 

“Tomei um remédio prescrito pelo meu médico pessoal por motivos pré-menstruais e não sabia que continha um diurético. Uma vez informada deste fato, eu imediatamente cooperei com a Usada e compartilhei com eles tudo o que eles precisavam para concluir que foi um erro honesto e que o remédio não ajudou meu desempenho de maneira alguma”, afirmou Solo.

A Canrenona é uma substância proibida tanto pela Agência Internacional Antidoping (Wada, na sigla em inglês) quanto pela Fifa. No entanto, a cooperação de Solo e o fato do remédio ter sido usado para propósitos pessoas devem diminuir a punição da goleira americana.

“Assim como em todos os casos, investigamos as circunstâncias e sempre fazemos o que é certo, tanto para os atletas quando para a integridade do esporte”, afirmou Travis T. Tygart, presidente da Usada.

O exame de Solo foi realizado no dia 15 de junho. A goleira americana é apenas a segunda jogadora de sua posição a alcançar a marca de 100 partidas por sua seleção.

*Com informações da Reuters. Atualizada às 18h53

UOL Cursos Online

Todos os cursos