Jadel gera confusão na TV e fica fora de Londres, mas descarta aposentadoria

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

Jadel Gregório não vai disputar sua terceira edição dos Jogos Olímpicos em sequência. O brasileiro não atingiu o índice exigido pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo, na sigla em inglês) e está fora de Londres, mas gerou uma confusão na transmissão oficial ao dar a entender que teria se classificado.

Neste domingo, ele venceu o salto triplo no Troféu Brasil de atletismo com 16m99. A marca está abaixo do índice principal da Iaaf para a prova, que é de 17m20. Como esta era a última chance de ganhar a vaga, Jadel Gregório está fora do evento.

Na saída da competição, no entanto, ele chegou a dizer ao Sportv que iria se preparar para Londres durante o próximo mês. A informação confundiu a transmissão e deixou alguns telespectadores com a sensação de que ele teria se classificado.

O problema é que Jadel Gregório superou o índice B do evento, que é 16m96. Cada país pode inscrever uma pessoa por prova com a marca inferior, desde que nenhum outro atleta da mesma nação tenha conseguido o índice A. Como Jonathan Henrique Silva já tem o índice A, só ele vai a Londres.

“Vamos ver o que vai acontecer. Em outras competições eu fui com o índice A e outro atleta foi com o índice B”, disse Jadel, tentando entender o sistema de classificação. “Ele é que  precisa aprender o regulamento. Ele deve ter se confundido com o Mundial, quando é permitido que você leve um com o ‘A’ e um com o ‘B’. Na Olimpíada é diferente. Temos outros casos como o dele e ninguém vai correr sem os índices”, disse Ricardo D’Angelo, treinador-chefe do Brasil, ao UOL Esporte, por telefone.

A confusão sobre a vaga em Londres foi a cereja do bolo da prova de Jadel, que chegou atrasado para a competição, chegou a levar uma bronca do comentarista Lauter Nogueira no ar e sentiu cãibras durante a prova. Mesmo assim, na saída ele comemorou o resultado, já que ainda está voltando a competir após meses parado por conta de cirurgias nos dois joelhos.

“Achei que foi bom. Sempre achamos que dava para conseguir o índice. Saltei perto dos 17 m, e foi bom. Só tenho a agradecer meu médico, minha família e meus patrocinadores”, disse Jadel que, aos 31 anos, não pensa em se aposentar.

“Eu mal voltei a saltar e você já quer me aposentar? Meu ano não está perdido. Eu tenho alguns meetings e depois vamos ver”, disse o atleta, que fala em estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos