Brasileiro garante vaga em Londres no decatlo e delegação chega a 247 atletas

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • Michael Steele/Getty Images Sport

    Luiz Alberto Araújo em ação no ano passado; brasileiro garantiu vaga nos Jogos Olímpicos neste sábado

    Luiz Alberto Araújo em ação no ano passado; brasileiro garantiu vaga nos Jogos Olímpicos neste sábado

Luiz Alberto Cardoso de Araújo está classificado para os Jogos Olímpicos de Londres. O atleta de 25 anos somou 8.276 pontos, atingiu o índice olímpico de 8.200 e ampliou a delegação do Brasil para a competição, que agora tem 247 esportistas classificados.

Veja quem são os outros brasileiros classificados
Veja Álbum de fotos

A vaga de Luiz Alberto Cardoso veio neste sábado, na disputa do Troféu Brasil de Atletismo. Ele dominou a competição desde o início e arrematou a vaga nos 1.500 m, prova que decidiu o decatlo.

Com ele, o atletismo do Brasil soma 24 classificados para Londres. Ao todo, a delegação já tem 247 atletas garantidos em 27 modalidades. Neste domingo, o mesmo atletismo deve distribuir as últimas vagas possíveis para o país.

A principal disputa é dos 800 m. Cada país pode ter um atleta classificado com o índice B (mais baixo) ou três com o índice A. Atualmente, Fabiano Peçanha e Kleberson Davide têm as marcas principais, só que eles terão de vencer seus rivais diretos para confirmar a vaga.

Jadel Gregório, veterano do salto triplo, é outro que pode entrar na lista. Neste sábado, ele passou com folga à final da prova. Para ir a Londres, precisa fazer 17m20, marca que ele não alcança em provas ao ar livre desde 2008.

Keila Costa, outra esperança de vaga, não conseguiu se garantir em duas provas em Londres. Já classificada no salto triplo, ela tentava sua chance no salto em distância, mas sentiu uma cãibra no músculo posterior da coxa, nem chegou a competir e está fora. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos