CBG diz que não recebeu termo que pode colocar Jade Barbosa nos Jogos Olímpicos

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) segue sem contar com Jade Barbosa para os Jogos Olímpicos. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o termo de compromisso assinado pela ginasta ainda não chegou aos dirigentes, que por enquanto mantêm o corte à atleta do Flamengo.

Essa manutenção não significa, necessariamente, que a CBG não aceitará Jade de volta. Até o momento, a entidade só sabe do recuo da ginasta pela imprensa. A tendência é que ela tome uma decisão sobre o caso a partir do momento que receber o documento. A lista com as sete atletas que seguem na briga pela vaga por Londres deve sair até a próxima quarta. 

Há dois dias, Klayler Mourthé, supervisor de seleções da CBG, anunciou que Jade estava fora da Olimpíada. A ginasta se recusou a assinar um termo de compromisso sobre o uso de uniformes e marcas nos Jogos, que era obrigatório. Por conta disso, deixou de participar de algumas competições previstas pela CBG e não se apresentou à seleção nesta semana.

Irritada com a postura de Jade, que não justificou sua atitude, a entidade decidiu abrir mão de tê-la na equipe que vai a Londres. Atualmente, nove meninas estão treinando juntas no Rio de Janeiro. A princípio, o primeiro corte seria feito nessa sexta, mas a inclusão tardia de Priscila Cobello e Laís Souza fez a comissão técnica adiar o anúncio. 

Até a competição, a comissão técnica vai definir quais serão as cinco meninas que, efetivamente, representarão o país em Londres. Diante da repercussão do caso, na última quinta Jade anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que assinou o termo de compromisso.

Elizete Chagas, que também é madrasta da ginasta, explicou à reportagem do UOL Esporte que o documento foi enviado ao Flamengo, que o repassaria aos responsáveis. 

Jade Barbosa
Jade Barbosa

UOL Cursos Online

Todos os cursos