Aproximação entre moda e esporte vira tendência e estilistas vestem países nos Jogos

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • AFP/Getty Images, AFP/Andrew Cowie e Harry How/Getty Images

    Phillips Idowu, Usain Bolt e Ryan Lochte com uniformes assinados por estilistas que usarão em Londres

    Phillips Idowu, Usain Bolt e Ryan Lochte com uniformes assinados por estilistas que usarão em Londres

A tecnologia é própria do que se espera do uniforme de um atleta de ponta, mas o estilo é diferente. É essa impressão que Reino Unido, EUA e Jamaica esperam passar ao público. Os três países vão aos Jogos Olímpicos de Londres vestidos com roupas desenhadas por estilistas, reforçando a aproximação entre moda e esporte que especialistas da área veem como tendência.

A delegação britânica veste uniformes da Adidas assinados por Stella McCartney. Os Estados Unidos usam roupas de passeio de uma coleção especial de Ralph Lauren. E quem assina as roupas jamaicanas é Cedella Marley, filha de Bob Marley. Os três casos são apenas os exemplos mais recentes de trabalhos em conjunto entre marcas esportivas e estilistas famosos, que já chegou até à delegação brasileira há alguns anos.

“Cada vez mais a roupa esportiva entra na moda, sendo usada nos fins de semana de forma mais despojada. E como o estilista tem uma questão estética, nada mais coerente que esse trabalho seja colocado no corpo de um atleta”, explica Andreia Miron, consultora de moda e professora da Faculdade Santa Marcelina.

Ela defende que uma competição esportiva como os Jogos Olímpicos serve como uma espécie de vitrine para a criação dos artistas. Assim como acontece com os desfiles pelo mundo, conceitos implementados nessas roupas podem, mais adiante, serem diluídos em tendências que chegam às prateleiras.

“Há quem torça o nariz para uma possível popularização das marcas de luxo, mas no geral o mercado recebe bem essas colaborações. Em termos de influência nos desfiles, o que acontece é o contrário. As coleções para equipes esportivas acabam diluindo as tendências das passarelas e aproximando esses novos conceitos do público geral, menos ligado em moda”, disse Fernanda Schimidt, editora-assistende de moda do UOL Mulher.

Uma das diferenças para o trabalho convencional de um estilista é a limitação que o alto rendimento impõe. Se em uma passarela normal o artista pode brincar com formatos, tipos de tecidos e cores, nas Olimpíadas o trabalho dele tem de ser aplicado em uma roupa tecnológica que remeta às cores da bandeira do país.

Cabe a ele, então, aplicar conceitos de estética e diferentes disposições de cores que deem originalidade àquele uniforme. Com alguma dificuldade, isso é possível mesmo em ambientes restritivos como o futebol, em que a torcida geralmente é avessa a mudanças. A marca brasileira Penalty, por exemplo, há alguns anos tem uma parceria com a grife Cavalera, que já assinou camisas de clubes como Portuguesa e Vasco.

“A criação dos uniformes tem orientação na história e na tradição do clube, nas diretrizes previstas no estatuto, bem como na harmonização da aplicação das marcas dos patrocinadores da equipe”, explica a Penalty, que lançou uma camisa preta para a Portuguesa e outra com uma cruz vermelha no peito para o Vasco.

Antes da tendência chegar ao futebol, ela já havia sido aplicada no esporte olímpico verde-amarelo. Em 2003 e 2004, Alexandre Herchcovitch assinou os uniformes da delegação brasileira que foi ao Pan e aos Jogos Olímpicos daquele ano. No ano passado, Oskar Metsavaht, criador da marca Osklen, foi convocado para fazer os uniformes usados nas cerimônias de abertura e encerramento do Pan de Guadalajara.

“A ideia é sempre trazer um nome forte, de um expoente da moda, para que o uniforme ganhe em design o que ele já tem de tecnologia. Isso não é nem focado em venda, mas sim pelo glamour que isso agrega”, disse Tullio Formicola, diretor de marketing da Olympikus, antiga patrocinadora do COB e responsável pelas iniciativas acima.

A Nike, nova parceira da entidade, fará neste ano sua primeira coleção para o esporte olímpico brasileiro. Pelo fato do acordo ter sido fechado apenas neste ano, a empresa explica que não deve lançar o uniforme do país para Londres em parceria com nenhum estilista. “É a nossa primeira vez, então por enquanto preferimos não arriscar. Vamos focar na nossa tecnologia”, disse Mário Andrada, diretor de comunicação da empresa na América Latina. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos