Nadadores bad-boys postam foto com armas e levam bronca do Comitê Australiano

Das agências internacionais

Em Cingapura (CIN)

Nick D’Arcy e Kenrick Monk, nadadores com vasto histórico de confusões apesar da pouca idade (ambos têm 24 anos), criaram polêmica na Austrália, país-natal de ambos. Em treinamento nos Estados Unidos, a dupla postou uma foto no Facebook em que aparecem segurando armas. Os dirigentes locais não gostaram, reagiram com uma bronca pública e forçaram que ambos retirassem a imagem da rede social.

“Essas postagens de hoje são tolas e claramente inapropriadas para membros do time olímpico australiano. A política de mídias sociais da SAL [Federação Australiana de Natação, na sigla em inglês] tem uma cláusula que exige a retirada de conteúdos [da internet]. Tudo que não for do espírito olímpico, ou que não siga nossas diretrizes será retirado”, disse o Comitê Australiano, em uma nota oficial.

Tanto D’Arcy quando Monk estão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres. Quando retornarem à Austrália, eles terão de explicar a atitude em uma reunião com os dirigentes do país, que já adiantaram que não vão aceitar argumentos relacionados a “privacidade”.

“Não existe essa coisa de privacidade em redes sociais. Tudo que for para o ar está em domínio público”, disse o comunicado dos cartolas.

Devem pesar contra D’Arcy e Monk seus históricos de confusões. D’Arcy foi excluído do time olímpico da Austrália em 2008 após ter agredido Simon Cowley, seu companheiro de seleção, meses antes dos Jogos de Pequim. Na época, ele chegou a tentar manter sua vaga na Corte Arbitral do Esporte (CAS, órgão judiciário máximo do esporte), mas não obteve êxito.

Além da pena esportiva, ele ainda foi sentenciado a 14 meses de prisão, mas foi liberado sob a promessa de bom comportamento. Já Kenrick Monk viu sua temporada passada ser comprometida por conta de uma lesão no ombro.

Em um primeiro momento, ele disse ter sido atropelado por um carro quando andava de bicicleta. A polícia chegou a abrir um processo para averiguar o culpado, mas uma testemunha disse que na verdade Monk não foi atingido por ninguém, mas caiu sozinho andando de skate. O nadador confirmou a segunda versão e explicou que mentiu porque não poderia ter praticado esportes de alto impacto, justamente para evitar lesões. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos