Magnano perdoa ausências e convoca seleção de basquete com Nenê e Leandrinho

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Julio Cortez

    Nenê (foto) e Leandrinho estão na equipe brasileira que vai treinar para Olimpíada

    Nenê (foto) e Leandrinho estão na equipe brasileira que vai treinar para Olimpíada

Rúben Magnano perdoou o histórico de ausências de Nenê e Leandrinho na seleção. Nesta quinta-feira, o técnico argentino convocou a seleção brasileira que vai se preparar para os Jogos Olímpicos e incluiu os dois jogadores da NBA, que se notabilizaram por recusas recentes aos chamados da equipe nacional.

“O bate-papo que eu tive com eles [nos EUA] foi o que me levou a dar uma nova chance a eles. São coisas pessoais, mas vocês devem confiar na minha avaliação, que foi muito séria”, disse Magnano, cujo contrato com a seleção foi renovado até os Jogos Olímpícos de 2016.

Os dois fazem parte de uma lista de 13 nomes que Magnano vai reunir no Brasil para treinar antes da Olimpíada, torneio que o Brasil não disputa há 16 anos. O grupo deve treinar durante cerca de um mês, fazer uma sequência de amistoso e aí, enfim, ser definido. Como Rafael Hettsheimeir está lesionado e deverá ser submetido a uma cirurgia, o grupo dos 12 que vão a Londres está praticamente definido.

Além dos jogadores listados por Magnano, Ricardo Fisher, de São José, e Ronald, do Brasília, também devem se apresentar, mas apenas para compor os treinamentos. O treinador ainda deixou aberta a possibilidade de alguns atletas que estão no Sul-Americano serem integrados até o fim do processo.

MAGNANO COBRA PATRIOTISMO E DIZ QUE MEDIRÁ EMPENHO

  • Martin Mejia/AP

A convocação de Nenê e Leandrinho foi o grande assunto do basquete nacional nos últimos meses. Logo após a conquista da vaga, o presidente da CBB, Carlos Nunes, chegou a dizer que era contra o retorno da dupla. O ala Alex foi pelo mesmo caminho e chegou a gerar um mal-estar ao dizer que só havia visto Nenê na seleção “algumas vezes” em 11 anos.

Magnano sempre se manteve distante da briga. Apesar de já ter barrado, na Argentina, atletas que recusaram convocações, ele sempre deixou claro que poderia chamar os jogadores da NBA novamente.

A última vez que Nenê vestiu a camisa da seleção foi em 2007, no Pré-Olímpico disputado em Las Vegas. Já Leandrinho esteve no Mundial de 2010, na Turquia. Desde a conquista da vaga, em 2011, ambos manifestaram interesse de vestir a camisa da seleção e explicaram os problemas anteriores. Especificamente no ano passado, Nenê não foi por conta do nascimento de seu filho e Leandrinho por uma lesão no punho.

Nenê e Leandrinho foram bem convocados


Além dos dois jogadores da NBA, Magnano também convocou o norte-americano Larry Taylor, recentemente naturalizado brasileiro. O jogador do Bauru deve servir como uma opção a Marcelinho Huertas na armação, posição carente dentro da seleção.

Confira a lista completa:

Armadores
Marcelinho Huertas
Larry Taylor
Raulzinho

Alas
Leandrinho
Marcelinho Machado
Marquinhos
Alex Garcia

Alas-pivôs
Anderson Varejão
Guilherme Giovannoni
Tiago Splitter

Pivôs
Rafael Hettsheimeir
Nenê
Caio Torres

UOL Cursos Online

Todos os cursos