Amador, time de vôlei do Uruguai tem engenheira, veterinária e até babá no elenco

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Carlos (SP)

Em contraponto com o profissionalismo e a organização do Brasil, o Uruguai que disputa o Pré-Olímpico de vôlei feminino é formado por abnegadas. Amadoras, as atletas dividem o tempo entre o vôlei e trabalhos convencionais. O time que disputa a competição no interior de São Paulo tem no elenco uma engenheira, uma veterinária, diversas estudantes e uma “faz-tudo”, que já foi babá, garçonete e hoje cozinha em um buffet.

A primeira atleta da equipe a se destacar foi a levantadora Paola Galusso. Acima do peso, ela foi aplaudida pelo ginásio na derrota contra o Brasil, na última quarta, e contou que, além de atleta, é executiva de uma multinacional em seu país.

Só que ela não é a única a fazer “jornada dupla”. Três das 12 inscritas ainda estão no ensino médio. Outras estão prestes a terminar cursos como engenharia e arquitetura, sendo que já estagiam na área.

GORDINHA DO URUGUAI TEM 30 ANOS E TRABALHA COMO EXECUTIVA EM SEU PAÍS

  • Gustavo Franceschini/UOL

“Ninguém consegue viver de vôlei no Uruguai. O país é pequeno e não dá condições. Mesmo as irmãs Aguirre [Florência e Victoria], que jogam na Argentina, só vão para lá durante as férias, porque o campeonato é curto”, disse Galusso.

O caso mais inusitado é o de Florência Fontes. Aos 22 anos, ela acaba de ingressar em um curso superior de nutrição. Antes, foi babá por quatro meses e chegou a trabalhar de garçonete. Para se manter, hoje ela cozinha em um buffet de festas.

“Meus patrões sabem que eu jogo vôlei, então não tem problema. A única coisa é que deixo de ganhar dinheiro vindo para cá jogar”, disse a atleta, que reconhece que o nível de sua seleção está muito aquém daquele apresentado pelas rivais. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos