Huertas mira medalha em Londres e espera 'mandar recado' em amistoso contra os EUA

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

  • Maxi FAILLA/AFP

    Marcelinho Huertas chega para as Olimpíadas como homem de confiança de Rubén Magnano

    Marcelinho Huertas chega para as Olimpíadas como homem de confiança de Rubén Magnano

O Brasil conta com quatro jogadores na NBA, mas o homem de confiança de Rubén Magnano está na Europa. Consolidado como um dos principais armadores do Velho Continente, Marcelinho Huertas chega para as Olimpíadas de Londres como líder da seleção nacional e com a confiança de que é possível recolocar o país entre os principais nomes da modalidade.

“Com certeza dá para pensar uma medalha”, disse Huertas, em entrevista ao UOL Esporte. “O que precisamos é evitar tropeços no começo e entender que todo jogo é complicado. A chave para brigar por uma medalha é fazer uma ótima primeira fase, para pegar um cruzamento mais fraco nas quartas”.

Marcelinho Huertas
Marcelinho Huertas

Há oito anos na Europa,  Huertas evoluiu características valorizadas por Magnano, como o jogo coletivo e o bom desempenho defensivo. A confiança do técnico no jogador ficou evidente no Pré-Olímpico das Américas, quando o armador foi o atleta brasileiro com o maior tempo de quadra e se consolidou como uma espécie de representante do treinador no elenco.

“[Liderança] É uma coisa que vem de dentro, que fui ganhando pouco a pouco a confiança do Rubén pelo meu estilo dentro de quadra”, opinou Huertas. “Acho que ser um cara extrovertido também colaborou. Como armador, você é o elo entre o técnico e o time, mas o mais importante é que todos estamos no mesmo barco”.

VAREJÃO: PRESENÇA GARANTIDA

  • Ficar de fora das Olimpíadas de Londres-2012 não passa pela cabeça de Anderson Varejão. Lesionado durante praticamente toda a última temporada da NBA, o pivô ignora o apelo do técnico do Cleveland Cavaliers por sua dispensa da seleção brasileira e afirma que se apresentará normalmente ao técnico Rubén Magnano para a disputa dos Jogos.

    “Se eu for chamado para a seleção brasileira, vou me apresentar e treinar normalmente. Quero estar nas Olimpíadas”, disse Varejão, questionado pelo UOL Esporte sobre a pressão dos Cavaliers. “Ninguém [do Cleveland] falou diretamente comigo em relação a isso. Estou me recuperando e focado apenas nisso”.

Huertas é nome certo na lista de Rubén Magnano, que convocará a seleção brasileira no próximo dia 17. O time nacional se apresentará no início de junho para um período de treinamentos e fará uma série de partidas amistosas durante a preparação para as Olimpíadas.

O jogo mais aguardado do período preparatório será contra os Estados Unidos, adversário que traz uma amarga lembrança a Huertas. Em um jogo extremamente equilibrado no último Mundial, o armador teve a chance de garantir a vitória brasileira diante dos norte-americanos, mas a bola caprichosamente acertou o aro e não caiu.

“Sempre fizemos grandes jogos contra eles. Essa partida ganha uma motivação extra, é boa para demonstrarmos o nosso valor e quem sabe dar um alerta para as demais seleções sobre o que podemos fazer”, comentou Huertas.

Eleito segundo melhor armador do basquete espanhol nesta temporada, Huertas está focado na disputa dos playoffs da Liga ACB e do Final Four da Euroliga com o Barcelona. Diante da sequência de decisões, o jogador admite ainda não ter entrado no ‘clima olímpico’, mas procurou acompanhar o sorteio dos grupos dos Jogos de Londres-2012.

“Olimpíada não tem o que reclamar. Os dois grupos são muito fortes, pois são a nata do basquete mundial. Agora não tem chororô. Temos que jogar nosso basquete o mostrar o nosso valor”, disse Huertas. “Claro que a gente sonha alto, mas primeiro temos que apresentar o nosso melhor basquete”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos