Cielo se prepara para ser na Olimpíada de Londres "o melhor Cesar que já pude ser"

Do UOL, em São Paulo

Uma das principais esperanças de medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada de Londres, o nadador Cesar Cielo diz que treina forte desde janeiro para estar bem preparado para chegar na forma ideal aos Jogos Olímpicos, no fim de julho.

O atleta de 25 anos tem dado muita ênfase à parte física, com sessões na piscina e fora dela (musculação), e ao mesmo tempo tenta se fortalecer mentalmente, para chegar à Inglaterra como “o mehor Cesar que já pude ser”.

No ano passado, ele mostrou que tem força psicológica para superar situações adversas. No Mundial de Xangai, na China, ganhou dois ouros (50 m livre e 50 me borboleta) logo depois de um escândalo de doping que ameaçou manchar sua carreira.

O nadador testou positivo para a substância proibida furosemida (um diurético), o que acarretaria em sua suspensão por certo tempo do esporte. Cielo decidiu levar o caso até a Corte Arbitral do Esporte e foi bem-sucedido: o tribunal aceitou sua defesa (contaminação de um suplemento alimentar por erro de um laboratório de manipulação em Santa Bárbara d’Oeste, sua cidade natal) e decidiu aplicar-lhe apenas uma advertência.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Cielo conquistou duas medalhas: ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre). Em Mundiais de piscina olímpica (50 m), soma quatro ouros.

Confira a seguir trecho de entrevista do melhor nadador brasileiro da história.

Cesar Cielo
Cesar Cielo

UOL Cursos Online

Todos os cursos