A cinco meses dos Jogos, seleção brasileira ignora geração olímpica na estreia em 2012

Do UOL, em São Paulo

  • Mowa Press/Divulgação

    O volante Sandro, que será titular nesta terça-feira, tem idade olímpica

    O volante Sandro, que será titular nesta terça-feira, tem idade olímpica

A cinco meses do início da Olimpíada de Londres, a seleção brasileira de futebol faz sua primeira partida neste ano ignorando boa parte da geração que viajará à Inglaterra para os Jogos.

Nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), o Brasil encara a Bósnia na Suíça e terá somente três titulares com idade olímpica.

LEIA MAIS SOBRE A SELEÇÃO

  • Mowa Press/Divulgação

    Diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez revelou que pretende fazer com que a seleção olímpica se apresente até 12 dias antes dos Jogos. Com isso, a equipe nacional deverá desfalcar os clubes por cerca de um mês.

Dos 11 jogadores que irão a campo, só o volante Sandro, que atua pelo Tottenham, e os atacantes Neymar, do Santos, e Leandro Damião, do Internacional, são novos o bastante para ir a Londres – jogadores que nasceram de 1989 em diante poderão atuar nos Jogos.

Vale lembrar que até três jogadores acima da idade olímpica podem ser convocados para a competição. Mano Menezes já declarou que pretende contar com atletas experientes em Londres.

Na defesa, o treinador não escalará nenhum jogador "olímpico" contra a Bósnia – o setor será formado por Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo.

Desse modo, o técnico dá mostras de que não tem jovens de confiança para a zaga e que pode acabar levando um ou mais medalhões para Londres.

Dos defensores reservas que estarão à disposição nesta terça, apenas o lateral-esquerdo Alex Sandro, do Porto, e o goleiro Rafael, do Santos, têm idade olímpica.

Danilo, que também atua pelo time português, seria uma opção para o lado direito da defesa, mas, com grave lesão no joelho esquerdo, é dúvida para os Jogos.

No meio, Sandro deverá ter a companhia de Paulo Henrique Ganso, do Santos, e de Lucas, do São Paulo, na Olimpíada. Os dois foram convocados por Mano Menezes, mas ficarão no banco no jogo contra a Bósnia. Hernanes e Ronaldinho Gaúcho serão as apostas do técnico no setor de criação.

Se na defesa Mano sofre para encontrar jovens talentosos, no ataque o treinador confia cada vez mais em Neymar e Damião. Os dois serão titulares no amistoso desta terça e deverão formar o ataque do Brasil em Londres.

As partidas de futebol na Olimpíada de 2012 acontecerão entre 25 de julho e 11 de agosto.

COM FORÇA MÁXIMA, BÓSNIA APOSTA EM DZEKO

Após não conseguir se classificar para a Eurocopa deste ano, a Bósnia já começa a se preparar para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Por isso, a seleção irá com força máxima no amistoso desta terça-feira.

“Para a partida contra o Brasil, chamei os jogadores que estão em melhor momento. Não mudei muito em relação aos últimos jogos. Precisamos da equipe mais forte que temos à disposição”, disse Safet Sucic, treinador da Bósnia, que tem no atacante Edin Dzeko (foto), que atua no Manchester City, a principal referência de sua equipe.

O meia Zvjezdan Misimovic, do Dínamo de Moscou, e o atacante Vedad Ibisevic, que joga no Stuttgart, completam o trio de jogadores mais badalados da Bósnia.

CONHEÇA O PALCO DO AMISTOSO DA SELEÇÃO

FICHA TÉCNICA – BRASIL X BÓSNIA

Local: AFG Arena, em St. Gallen, na Suíça
Data: 28/02/2012 (terça-feira)
Horário: 16h (de Brasília)

BRASIL
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Sandro, Fernandinho, Hernanes e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião.
Técnico: Mano Menezes

BÓSNIA
Asmir Begovic; Mensur Mujdza, Sanel Jahic, Emir Spahic e Sasa Papac; Elvir Rahimic, Zvjezdan Misimovic, Haris Medunjanin e Mehmed Alipsahic (Miralem Pjanic); Edin Dzeko e Vedad Ibisevic.
Técnico: Safet Susic

UOL Cursos Online

Todos os cursos