Chefe do judô elogia Kitadai e lembra que até família brincou com incidente no Pan

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Eduard Korniyenko

    Felipe Kitadai no pódio do Pan, quando ganhou a medalha de ouro mesmo com o incidente na semifinal

    Felipe Kitadai no pódio do Pan, quando ganhou a medalha de ouro mesmo com o incidente na semifinal

Muito preocupada com o lado psicológico e a confiança de cada um dos seus atletas, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não dispensa nenhuma atenção especial a Felipe Kitadai. Famoso após o ouro e o incidente que protagonizou no Pan, quando “borrou” o quimono na semifinal, o judoca é elogiado pela entidade pela maneira como lidou com a situação embaraçosa.

“Olha, se fosse para acontecer com alguém da seleção, que bom que tenha sido com ele, porque ele é brincalhão, leva tudo numa boa. Se fosse outro atleta, talvez não tivesse nem terminado a luta, porque isso abala sua concentração”, disse Ney Wilson, coordenador técnico da CBJ.

Felipe Kitadai esteve longe de desistir. Ganhou a fatídica semifinal, lutou a decisão com um quimono emprestado e conquistou o ouro no Pan de Guadalajara. Desde então, ele tem lidado com bom humor com o caso.

“Tanto é que até a família brincou com ele. Quando ele chegou no aeroporto a mãe tinha levado papel higiênico para recebê-lo”, contou Ney Wilson, também bem-humorado.

Não receber tratamento especial da CBJ, no entanto, não significa vida fácil para Felipe Kitadai, quase garantido nos Jogos de Londres. Toda a delegação brasileira ficará longe da Vila Olímpica.

“A vila é um parque de diversões. Nossa modalidade não vai para participar, mas para conseguir resultados. O isolamento é uma estratégia nossa. É para minimizar o efeito da Vila Olímpica nos nossos atletas, especialmente nos mais novos, porque aquilo tudo mexe com a concentração”, disse Ney Wilson.

O judô brasileiro ficará instalado em Sheffield, cidade que fica a cerca de três horas de Londres. Em um hotel com clima bucólico, os atletas terão todo o estafe da CBJ à disposição, jogos para passarem o tempo e quartos individuais. A dois dias de lutar, os atletas serão transferidos para a Vila Olímpica, onde terão o mesmo atendimento.

Cada judoca terá um companheiro de treino. Os classificados para Londres enviarão três sugestões de nomes para a CBJ, que escolherá quem vai acompanhá-los na Olimpíada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos