Brasil conquista dois ouros e quatro bronzes no Masters de judô, no Cazaquistão

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Marenco/ Folhapress

    Rafael Silva foi campeão da categoria acima de 100 kg depois de derrotar campeão do mundo em 2010

    Rafael Silva foi campeão da categoria acima de 100 kg depois de derrotar campeão do mundo em 2010

O domingo foi o grande dia dos brasileiros no Masters de judô de Almaty (Cazaquistão). No último dia do torneio, os judocas brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro e outras duas de bronze. Com isso, deram uma colaboração decisiva para a participação do Brasil no evento, o qual terminou com seis medalhas.

Ao todo, foram dois ouros e quatro bronzes. Um primeiro lugar e dois terceiros para os homens, e o mesmo para as mulheres.

Mayra Aguiar e Rafael Silva foram os melhores brasileiros no torneio. Neste domingo, a judoca venceu suas quatro lutas por ippon e foi campeã da categoria para atletas com até 78 kg. Já Rafael Silva levou o ouro no torneio para judocas com mais de 100 kg, vencendo na final o japonês Daiki Kamikawa, campeão mundial em 2010.

Mais cedo, Tiago Camilo e Hugo Pessanha conquistaram o bronze na categoria até 90 kg. Os judocas brasileiros venceram as lutas preliminares, mas foram derrotados na semifinal. Com isso, não chegaram a disputar o título, mas garantiram o terceiro lugar.

O mesmo ocorreu ontem com Sarah Menezes (até 48 kg) e Rafaela Silva (até 57 kg). As duas também caíram na semifinal e ficaram com o bronze.

A delegação brasileira no Masters do Cazaquistão tinha 14 atletas. Oito não conquistaram medalha: Luciano Correa (até 100 kg), Leandro Cunha (até 66 kg), Daniel Hernandes (mais de 100 kg), Felipe Kitadai (até 60 kg), Bruno Mendonça (até 73 kg), Maria Suelen Altheman (mais de 78 kg), Erika Miranda (até 52 kg) e Mariana Silva (até 63 kg).

O Master de judô é considerado um dos torneios mais difíceis do esporte, já que reúne os 16 melhores atletas de cada categoria. Como conta pontos para o ranking mundial, o Masters também vale na qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, neste ano.

O judô é um dos esportes em que o Brasil mais tem chance de conquistar medalhas na Olimpíada de 2012, que começa no dia 27 de julho. Se o ranking fosse fechado hoje, o país estaria representado em todas as 14 categorias olímpicas do esporte.

Na Olimpíada de Pequim-2008, o judô brasileiro obteve três medalhas, todas de bronze: Leandro Guilheiro (até 73 kg), Tiago Camilo (até 81 kg) e Ketleyn Quadros (até 57 kg).

VEJA O DESEMPENHO DOS BRASILEIROS NO MASTERS DE ALMATY

UOL Cursos Online

Todos os cursos