Arthur Zanetti volta ao palco de 1º feito, assume protagonismo e projeta ouro olímpico

Felipe Rocha

Do UOL, em Londres (ING)

  • Felipe Rocha/UOL

    Zanetti aponta para as argolas de complexo em Londres, onde ficou em 4º no Mundial-2009

    Zanetti aponta para as argolas de complexo em Londres, onde ficou em 4º no Mundial-2009

A arena North Greenwich traz ótimas recordações ao ginasta Arthur Zanetti. O primeiro ‘grande resultado’ do atleta brasileiro foi conquistado justamente no local onde será disputado o Pré-Olímpico da ginástica artística, que tem início nesta terça-feira, e que também será o palco da modalidade na Olimpíada de 2012.

“Neste mesmo ginásio, com as argolas naquele mesmo lugar onde elas estão, conquistei meu primeiro grande resultado na seleção adulta (a quarta colocação nas argolas, no Mundial de 2009). Era uma coisa que não esperava na época, acabou vindo e, claro que voltar aqui me enche de confiança. Meu objetivo é ser campeão olímpico nesta arena”, afirmou Zanetti, após o treinamento deste domingo, em Londres.

Desde a disputa do Mundial na capital inglesa, Zanetti alcançou outros resultados expressivos e se transformou em um dos principais nomes da ginástica masculina brasileira. Aos 21 anos, o paulista tem no currículo o vice-campeonato mundial, conquistado em Tóquio no ano passado e que lhe garantiu vaga na Olimpíada de Londres, além da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

“Hoje eu sinto que tenho uma responsabilidade a mais dentro do grupo. Apesar de ser jovem, já tenho alguma experiência e quero contribuir da melhor maneira possível com a seleção”, disse Zanetti.

O Pré-Olímpico, último torneio classificatório aos Jogos de Londres, será disputado por oito países, com quatro vagas olímpicas em jogo. Os adversários brasileiros serão: Grã-Bretanha, França, Espanha, Canadá, Itália, Bielorússia e Porto Rico.

Além de Arthur Zanetti, a equipe brasileira será representada por Sérgio Sasaki, Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Péricles Silva, Caio Campos e Arthur Nory. O ginasta mais experiente da seleção, Mosiah Rodrigues, foi cortado do grupo por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo e não participará da competição.

As eliminatórias masculinas serão disputadas nesta terça-feira, dia 10, quando serão conhecidas as equipes classificadas para Londres 2012. As finais individuais por aparelhos acontecerão entre quinta e sexta-feira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos