! #SemanaOlímpica18: Pedreira à vista no vôlei e basquete brasileiro sem rumo - 11/01/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica18: Pedreira à vista no vôlei e basquete brasileiro sem rumo

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre 4 e 10 de janeiro.

1- Seleção de basquete treina em meio a crise e boicote

A seleção feminina de basquete iniciou os treinos para o evento-teste da Olimpíada (a ser realizado entre 15 e 17 de janeiro) em meio a uma crise. O grupo se apresentou com apenas 11 atletas por causa do boicote dos clubes que disputam a Liga de Basquete Feminino. Agora, o elenco está fechado, com 12. Érika, Clarissa e Iziane são os principais nomes. "Em toda a minha carreira eu nunca vi uma situação como essa, ainda mais agora que todas são jogadoras profissionais e ninguém joga apenas por amor", disse o técnico Antônio Carlos Barbosa.
 

2 -Time Brasil ganha música oficial

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou a música oficial para embalar os atletas brasileiros na Olimpíada. Ivete Sangalo, Ana Carolina, Gaby Amarantos, Preta Gil e Thiaguinho cantam o tema. Será que vai colar?

3- Pedras no sapato do vôlei estarão na Olimpíada

/ AFP / John MACDOUGALL
imagem: / AFP / John MACDOUGALL

As seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei conheceram neste fim de semana novos adversários da Rio-2016. E algozes recentes do time nacional conseguiram vaga. Entre os homens, a Rússia assegurou a sua classificação ao vencer o Pré-Olímpico Europeu. Nos Jogos de Londres-2012, os russos bateram o Brasil na decisão. No fim de semana, Cuba também garantiu a sua vaga masculina.

No feminino, os Estados Unidos ficaram com a vaga no Pré-Olímpico da Norceca. Apesar de terem sido batidas pelo Brasil nas duas últimas Olimpíadas, as americanas derrotaram o time nacional na semifinal do último Mundial e são apontadas como o maior risco ao tricampeonato olímpico pelo técnico José Roberto Guimarães. Na Europa, a vaga direta no Rio foi da Rússia, vencedora do Pré-Olímpico Europeu. Na América do Sul, quem se classificou com a Argentina.

4 - Dunga já elegeu os seus favoritos para a Olimpíada

O goleiro Alisson, o zagueiro Miranda e o atacante Neymar são os favoritos do técnico Dunga para integrarem a lista de atletas acima de 21 anos nos Jogos Olímpicos. Caberá agora à CBF conseguir a liberação deles junto a seus clubes.

5 - Seleção masculina de polo aquático treina na Europa e vai mal em torneio

A seleção brasileira de polo aquático está na Europa para uma sessão de treinos. E na primeira semana do ano no Velho Continente, o time nacional acumulou três derrotas em três partidas no Torneio Quatro Nações, para Croácia, Montenegro e Alemanha.

6 - Confusão geral na seletiva de taekwondo

Depois de convidar dois atletas - Leonardo Gomes e Leonor Dias - para participarem da seletiva aberta para a Olimpíada, no próximo fim de semana, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKd) retirou o nome de ambos na lista, alegando um erro do departamento de comunicação, e gerou enorme descontentamento. Gomes afirmou que pretende ir à Justiça para recuperar a vaga.

7 -Atleta classificado para a Olimpíada morre em acidente

Derek Leung/Getty Images
imagem: Derek Leung/Getty Images

Andrés Rodriguez, cavaleiro venezuelano que estava classificado para a Olimpíada, morreu na última segunda-feira após se envolver em um acidente automobilístico na cidade americana de Wellington. Ele se chocou com um poste após não conseguir fazer uma curva.

8 - Jogador da NFL quer vaga no Rio no atletismo

Marquise Goodwin, atleta do Buffalo Bills, vai participar da seletiva americana de atletismo em provas de velocidade e salto em distância. Ele tentará a vaga para a sua segunda Olimpíada, após competir em Londres. No Pan de Toronto, ele levou a prata no salto em distância.

9 - Férias para relaxar em ano olímpico

Branca Feres, irmã de Bia e integrante da seleção brasileira de nado sincronizado, foi tirar férias na Tailândia antes de começar a se dedicar aos Jogos e postou fotos fantásticas em seu perfil nas redes sociais. Detalhe: sem a irmã.

10 - Protesto e incêndio no Parque Olímpico

Ex-funcionários que trabalharam na construção do Centro Olímpico de Tênis protestaram na quinta-feira pela manhã. De tarde, um incêndio num contêiner causou apreensão no Parque Olímpico da Barra e quatro pessoas acabaram detidas para investigação. Na sexta, os trabalhadores demitidos fizeram uma nova manifestação no local.

11- Torcedor com ingresso terá de pagar por transporte

A Prefeitura do Rio e o Comitê Organizador dos Jogos desistiu oficialmente de oferecer transporte grátis para torcedores com ingressos durante a disputa da Olimpíada, uma promessa de candidatura. O ente municipal anunciou o lançamento de um cartão para locomoções ilimitadas, cujo valor mais em conta é de R$ 25 por um dia.

12 - #DeunoUOL Comitê bancará vinda de todas delegações ao país

Mesmo com a crise econômica, o Comitê Rio-2016 cumprirá sua promessa de campanha e arcará com os gastos de passagens aéreas de todos os participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. São cerca de 15 mil atletas. Além disso, também há as equipes de apoio e os cavalos para os competidores do hipismo.

Topo