Vídeos

Dunga elege Neymar e mais 2 favoritos para Olimpíada; CBF crê em liberações

Rafael Ribeiro/CBF

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

O goleiro Alisson, o zagueiro Miranda e o atacante Neymar são os três favoritos acima dos 23 anos para integrar a lista de 21 jogadores convocados para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. 

Esses são os nomes que a CBF considera prováveis, neste momento, para a competição em agosto. Há confiança de que todos serão liberados para a competição, mas a presença na luta pela medalha de ouro depende do consenso dos clubes em que o trio atua. Apenas os jogadores sub-23 têm liberação assegurada pela Fifa. 

No caso do Barcelona, a entidade acredita que Neymar não enfrentará dificuldades para ser liberado. Atuar na Olimpíada é um desejo pessoal do atacante e já declarado publicamente por ele à TV Globo. Há, neste momento, boa relação entre o estafe dele e o clube catalão. 

Os demais nomes surgem, principalmente, por carências identificadas entre os jogadores sub-23. Na avaliação da comissão técnica, nenhum goleiro confiável com menos de 23 anos tem nível suficiente para suportar a Olimpíada como titular e há a necessidade de um defensor mais experiente. Na equipe principal, Alisson e Miranda preenchem os requisitos. 

No caso do goleiro, a CBF se preocupa porque ele tem transferência encaminhada para a Roma-ITA no meio do ano e deixará o Internacional. A entidade espera assegurar, porém, que o clube italiano não colocará obstáculos pela liberação.

Em março, a seleção brasileira sub-23 voltará a fazer dois amistosos, provavelmente em território nacional, ainda contra adversários não definidos. Será a quarta data Fifa em que a equipe será dirigida por Rogério Micale, a ser substituído por Dunga na Olimpíada. 

A abertura do torneio olímpico de futebol masculino será em Brasília, no dia 4 de agosto. Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, além do Rio e da capital federal, recebem partidas da competição. 

Topo