Vídeos

Algoz do Brasil em Londres, Rússia garante vaga no vôlei masculino em 2016

/ AFP / John MACDOUGALL
Jogadores da Rússia comemoram a conquista da vaga olímpica imagem: / AFP / John MACDOUGALL

Do UOL, em São Paulo

Protagonista de uma grande derrota do vôlei masculino do Brasil, a seleção russa superou sua crise interna e garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de 2016. Sem contar com o central Muserskiy, principal algoz do time de Bernardinho na final de Londres-12, a seleção europeia venceu o pré-olímpico do Velho Continente e tentará ser, de novo, uma pedra no sapato verde-amarelo.

A vaga veio com uma vitória por 3 sets a 1 sobre a França na final do pré-olímpico realizado em Berlim, na Alemanha. Agora, a Rússia se junta a Brasil, EUA, Itália e Argentina, que também já garantiram presença no Rio de Janeiro.

A missão da Rússia era especialmente difícil pela ausência de Muserskiy. Antes do início do pré-olímpico, ele pediu dispensa da seleção alegando problemas pessoais. Irritado, o presidente da federação russa chegou a chama-lo de “traidor” e colocou a ida dele ao Rio em xeque.

Muserskiy traz más lembranças ao fã brasileiro de vôlei. Em 2012, o Brasil vencia a final olímpica em Londres por 2 sets a 0 quando o central foi deslocado para a função de oposto e fez mais de 30 pontos, liderando uma virada espetacular que deixou a seleção de Bernardinho com a segunda prata seguida.

Agora, só mais dois europeus terão chance de buscar uma vaga na Rio-2016 pelo pré-olímpico mundial. França, vice-campeã em Berlim, e Polônia, terceira colocada, terão de lutar com os times asiáticos na briga pelas três últimas vagas.

Rússia também leva vaga no feminino
O pré-olímpico das mulheres, disputado no mesmo formato do masculino, aconteceu em Ankara, na Turquia. A Rússia conquistou a vaga direta com um 3 a 1 sobre a Holanda, que vai ao pré-olímpico mundial junto com a Itália, terceira colocada.
 

Topo