! #SemanaOlímpica16: Handebol e basquete feminino passam por turbulência - 14/12/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica16: Handebol e basquete feminino passam por turbulência

Do UOL, em São Paulo

Quer saber o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre 7 e 13 de dezembro?

1 - Seleção de handebol decepciona na hora decisiva

Depois de uma campanha brilhante na primeira fase do Mundial Feminino da Dinamarca, com quatro vitórias e um empate, a seleção feminina sucumbiu logo na primeira partida eliminatória. Em jogo em que era favorita, perdeu por 25 a 22 para a Romênia e deu adeus ainda nas outavas de final. Foi a pior campanha desde 2009, quando não passou da fase de grupos e acabou na 15ª colocação. Um golpe duro no último grande teste antes dos Jogos Olímpicos.

2 - Um bicampeonato mundial mudaria alguma coisa?

Antes da eliminação do Brasil, o técnico Morten Soubak deu entrevista exclusiva ao UOL e disse que a situação do handebol feminino no país só piorou após a conquista do título em 2013. Ele criticou a atual Liga Nacional e o pouco investimento existente: "Antes, diziam: 'Vocês vão ter algo depois de conquistarem um título'. Não é verdade. O handebol do Brasil só piorou depois do Mundial de 2013. A Liga Nacional tem poucos times e é muito curta. Eu não vejo clubes, cidades ou Estados investirem no handebol. É só fala", afirmou.

3 - Recurso tecnológico falha, e é banido

Reprodução
Bola entrou completamente, mas árbitro não mudou decisão nem após o replay imagem: Reprodução

Uma falha no sistema de vídeo no jogo entre Coreia do Sul e França ainda na primeira fase fez com que a Federação Internacional cancelasse o uso do replay no restante da competição. No polêmico lance da partida que terminou 22 a 22, a bola entrou por completo após um arremesso da sul-coreana mas os árbitros não validaram o gol. Não está definido se a tecnologia será usada na Olimpíada.

4 - Basquete feminino muda comando a oito meses dos Jogos

Luiz Augusto Zanon pediu demissão da seleção feminina depois de pouco mais de dois anos no comando. Ele sai em meio a crise entre a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e os seis clubes que disputam a Liga de Basquete Feminino (LBF) e ameaçam não liberar atletas para o evento-teste da Olimpíada entre 15 e 17 de janeiro. Antonio Carlos Barbosa, o novo comandante, terá pouco menos de oito meses para resolver todos os problemas e armar um time para não fazer feio na Olimpíada.

5 - Marta supera Pelé e já chega a 100 gols com camisa da seleção

Principal jogadora da seleção feminina em todos os tempos, Marta superou Pelé em quantidade de gols com a Amarelinha. O recorde foi quebrado na quarta-feira, quando fez três na goleada por 11 a 0 sobre Trinidad e Tobago e chegou a 98. Não satisfeita, anotou mais dois no triunfo por 5 a 0 sobre o México e foi a 100. Pelé fez 95 pelo time nacional em sua carreira. 

6 - Torneio masculino olímpico de futebol está quase completo

Com a definição dos três classificados da África no fim de semana (Nigéria, Argélia e África do Sul)  faltam apenas quatro das 16 vagas a serem preenchidas. O Campeonato Asiático Sub-23 em janeiro classificará três seleções e a última vaga sairá de um duelo entre Estados Unidos e Colômbia, em março. Além dos três africanos e do Brasil, já estão garantidos: Alemanha, Argentina, Dinamarca, Fiji, Honduras, Portugal, México e Suécia.

7 - Evento-teste de tênis acontece com obra inacabada

AP Photo/Silvia Izquierdo
imagem: AP Photo/Silvia Izquierdo

A Brasil Masters Cup foi realizada no fim de semana e marcou a inauguração do Centro Olímpico de Tênis. Mas o torneio-exibição ocorreu sem que as obras estivessem 100% concluídas, o que só ocorrerá em abril do próximo ano. Foi o primeiro evento-teste a ser realizado no Parque Olímpico da Barra.

8 - E uma outra obra é paralisada na Lagoa

A reforma olímpica do Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas parou. Sem receber do governo do Estado do Rio de Janeiro, a Giver Engenharia, companhia responsável pela execução do projeto, paralisou os trabalhos de adaptação da instalação esportiva para a Olimpíada. Não há previsão de quando eles serão retomados.

9 - Tribunal olímpico terá ex-ministra na presidência

Ellen Gracie Northfleet, ex-ministra do Superior Tribunal Federal (STF), foi escolhida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) como co-presidente do tribunal olímpico de 2016. Um escritório será aberto em breve no Brasil. O objetivo do órgão é resolver qualquer disputa da maneira mais rápida possível.

10 - Desenho da Tocha Paraolímpica é revelado

A Tocha dos Jogos Paraolímpicos foi apresentada na semana passada. Semelhante à tocha olímpica, ela será acesa na Inglaterra. Cerca de 700 pessoas deverão participar do revezamento até a abertura da competição, em 7 de setembro.

11 - Olimpíadas na Globo pelo menos até 2032

O Grupo Globo fechou com o Comitê Olímpico Internacional (COI) a compra dos direitos de transmissão das Olimpíadas até 2032. Não tem exclusividade na TV aberta, mas tem na fechada, internet e telefones celulares. Os valores do contrato são mantidos em sigilo por ambas as partes.

12 - #DeunoUOL Síndrome do pânico faz brasileira desistir de Olimpíada

Mirella Coutinho, de 21 anos, deixou a seleção brasileira e o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de 2016. Em depoimento exclusivo ao UOL ela revelou que sofre de síndrome do pânico e agora vê o esporte apenas como lazer. Ela quer terminar sua faculdade de Publicidade e se dedicará à fotografia.

Topo