Vídeos

Atualizada em 10.12.2015 09h53

Evento-teste de tênis abre Parque Olímpico em obra inacabada

Guilherme Costa e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Após 28 meses de obras, o Parque Olímpico do Rio de Janeiro finalmente vai receber seu primeiro evento esportivo. De quinta-feira (10) a sábado, a mais importante área de competição da Olimpíada de 2016 sediará o torneio de tênis Brasil Masters Cup, que servirá de teste para a organização da Rio-2016.

O campeonato reunirá 74 atletas e será realizado no Centro Olímpico de Tênis. A instalação esportiva é uma das nove do Parque Olímpico. Custará ao menos R$ 201 milhões e deveria estar pronta para competições desde de setembro. Entretanto, estará oficialmente inacabada quando o Masters Cup começar.

Segundo a própria Prefeitura do Rio de Janeiro, a construção do Centro de Tênis está hoje 85% concluída. A pintura de metade das 14 quadras do espaço ainda não foi feita, assim como parte do acabamento da obra, além de outros detalhes.

O município informa que nada disso vai atrapalhar a realização do evento-teste da Olimpíada de 2016 neste final de semana. Fato é que nem tudo no Centro de Tênis poderá ser testado justamente pelos atrasos no andamento da construção.

As arquibancadas do Centro Olímpico de Tênis, por exemplo, ainda estão em obras. Por causa disso, o Brasil Masters Cup receberá, no máximo, 2 mil espectadores por dia – todos eles convidados pela organização do torneio.

O sistema de iluminação das quadras também não será avaliado durante o evento-teste de tênis pois ainda não foi instalado. Sem as luzes, todos os jogos do torneio foram marcados durante o dia. Acontece que, na Olimpíada de 2016, boa parte dos jogos de tênis acontecerá durante a noite.

Problemas na iluminação já marcaram o evento-teste de tênis de mesa realizado pelo Comitê Organizador Rio-2016 no mês passado. Já no evento-teste de vôlei de praia, em setembro, partidas foram marcadas para a noite justamente para a avaliação das luzes.

Rio Open vira alternativa

O tenista brasileiro João Souza, o Feijão, jogará uma partida de exibição durante o evento-teste de tênis e pretende jogar o torneio olímpico. Feijão diz que é importante “sentir” o comportamento da torcida brasileira meses antes da Olimpíada. Como no torneio-teste o público será limitado, essa avaliação será feita por ele no Rio Open, outro torneio já marcado para fevereiro.

“O Rio Open nos serve para conhecer aspectos como o comportamento do público e o calor, até porque na Olimpíada também deve estar quente”, afirmou. “Para nós, brasileiros, o Rio Open também é um evento-teste.”

Thomaz Bellucci, o melhor tenista brasileiro na atualidade, também participará de um jogo de exibição durante o evento-teste. Ele, porém, também acredita que o Rio Open sirva melhor que para a preparação de atletas para a Rio-2016 do que o próprio teste olímpico. “Acho que esta vai ser a edição mais forte do Rio Open, com quatro jogadores entre os 15 do mundo. Talvez alguns jogadores venham para se aclimatar e se adaptar às condições que vamos encontrar aqui nas Olimpíadas. ”

Conclusão em abril

Procurada pelo UOL Esporte, a EOM (Empresa Olímpica Municipal), órgão que monitora a execução de projetos olímpico do Rio, informou que o Centro de Tênis deve estar 100% pronto no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o órgão, a entrega da obra foi adiada visando economia na manutenção da instalação.

Até meados deste ano, a Prefeitura prometia concluir a construção do Centro de Tênis até o final de setembro. Depois, chegou a informar que o equipamento estaria pronto para o evento-teste. A entrega da obra ficou para 2016.

Segundo a EOM, a previsão é que o Parque Olímpico da Barra da Tijuca seja concluído apenas no fim do primeiro semestre de 2016. O início dos Jogos Olímpicos está previsto para o dia 5 de agosto.

Topo