! #SemanaOlímpica Judô segue preocupando e handebol sofre em preparação - 30/11/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica Judô segue preocupando e handebol sofre em preparação

Do UOL, em São Paulo

Quer saber o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre 23 e 29 de novembro?

1 - Resultados no judô não empolgam

Nove brasileiros estiveram em ação no Grand Prix de Jeju (Coreia do Sul) no fim de semana e os resultados ficaram bem aquém do esperado. O país ganhou apenas uma medalha de bronze, com Eric Takabatake. Sarah Menezes e Rafaela Silva, esperanças de medalha na Olimpíada, ficaram apenas na quinta posição em uma competição em que o nível técnico não era dos mais altos. Depois de um Mundial ruim - sem nenhuma medalha de ouro - o judô brasileiro já pode acender sinal de alerta. No próximo fim de semana, ocorre a última competição do ano, o Grand Slam de Tóquio. O judô é tido como um dos carros-chefes pelo COB na Olimpíada.

2 - Último teste antes do Mundial de Handebol fracassa 

FELIPE COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
imagem: FELIPE COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O que deveria ser um bom teste para a seleção feminina de handebol acabou virando um fracasso, a uma semana da estreia no Mundial da Dinamarca. As goteiras no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, impediram o time nacional de enfrentar a Eslovênia e a Argentina, rival na primeira fase do Mundial. Restou apenas um amistoso contra a vice-campeã mundial Sérvia em uma quadra no Corpo de Bombeiros, que terminou com vitória por 23 a 22. As atletas já viajaram para a Europa.

3 - Brasileiros tem altos e baixos em Mundiais

Dois Mundiais terminaram no fim de semana. Em Houston (EUA), Fernando Saraiva almejava uma medalha inédita no levantamento de peso. Mas ele ficou bem longe do pódio. Foi 11º colocado, levantando 425 quilos, dois a menos do que quando ganhou o ouro no Pan de Toronto. Na Nova Zelândia, Jorge Zari - campeão mundial em 2013 - ficou com o sétimo posto no Mundial da classe Finn de vela. Foi seu melhor resultado fora do país desde janeiro de 2014.

4 - Quem serão os melhores atletas do Brasil?

Reporução/COB
imagem: Reporução/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou os atletas que concorrem ao posto de melhor atleta do ano no Prêmio Brasil Olímpico. Entre os homens, os indicados são: Marcelo Melo (tênis), Isaquias Queiroz (canoagem) e Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia). Entre as mulheres brigam pela honraria Fabiana Murer (atletismo), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Ágatha e Bárbara Seixas (vôlei de praia). Os vencedores serão conhecidos em 15 de dezembro. 

5 - Número 1 do mundo sem férias antes de ano olímpico

O tenista Marcelo Melo, líder do ranking mundial de duplas, não terá férias antes do início da temporada de 2016. Ele mal terminou sua participação nas Finais da ATP e já viajará para a IPTL, uma competição amistosa na Ásia. Quando retornar ao Brasil, já começará os treinos visando ao próximo ano.

 6- Goiano desbanca favorito e vai para a Olimpíada

Rafael Andrade será o único representante brasileiro na ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O goiano de 29 anos obteve a vaga com um desempenho surpreendente e além das expectativas no Campeonato Mundial de Odense (Dinamarca). Ele deixou fora da Olimpíada, Carlos Ramriez Pala - dono de 16 títulos brasileiros e único representante do Brasil no torneio masculino no Pan de Toronto (CAN).

7 - E doping deve deixar boxeadora fora do Rio

Clélia Costa, boxeadora da seleção brasileira, foi flagrada em exame antidoping e suspensa por 180 dias pela Confederação Brasileira (CBBoxe). A atleta foi pega com o diurético furosemida em exame realizado no dia 1º de outubro. Ela abriu mão da contra-prova da coleta feita no dia 19 de setembro. Com a pena de seis meses, a pugilista só estará liberada para competir em abril, o que deve inviabilizar a sua ida para o Mundial de Astana (CAZ), entre 19 e maio do ano que vem. A competição vale como classificatória para a Rio-2016. Outro torneio que dará vaga será o Pré-Olímpico Mundial entre 7 e 19 de junho em Baku (AZE).

8 - Portas abertas para os viajantes

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que isenta de vistos por até 90 dias os viajantes que chegarem ao Brasil até 18 de setembro. A liberação de entrada de estrangeiros não está condicionada à aquisição de ingressos para as competições esportivas da Olimpíada. A lista dos países que terão os turistas dispensados de visto ainda não foi divulgada.

9 - Atletismo russo aceita punição e tentará se reerguer

A Federação Russa de Atletismo (Araf) informou que aceita a sanção imposta pela Associação das Federação Internacionais de Atletismo (Iaaf) por causa do escândalo de doping. O órgão russo se comprometeu a seguir as determinações da entidade internacional para que seus atletas possam competir na Olimpíada. 

10 - E o prefeito do Rio fez “esquibunda”

Divulgação/Prefeitura do Rio
imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio

Em fevereiro, o prefeito Eduardo Paes disse que a pista de canoagem slalom seria local de “esqubunda” após a Olimpíada. Na inauguração do complexo, o político entrou no bote e desceu as corredeiras, ficando todo molhado. Isso marcou a abertura do evento-teste em Dedodoro. Além disso, o Rio recebeu tambpem eventos-teste de badminton e hóquei na grama.
 

11- Mas obras estão na mira da Lava Jato

Os integrantes da operação Lava Jato pretendem investigar contratos de obras relacionadas aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, que chegam a cerca de R$ 40 bilhões. A PF acredita que algumas das empreiteiras sob investigação por fazerem parte de um esquema de corrupção em obras da Petrobras "muito provavelmente" cometeram irregularidades como acerto de preços e pagamento de propina para obter contratos de construções olímpicas.

12 -Alemães não querem nem saber de Olimpíada

Hamburgo queria se candidatar à sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Mas a população demonstrou que não quer o evento e esta não é uma prioridade. Em referendo, 57,1% dos eleitores foram contra a candidatura. Assim, a disputa será entre Los Angeles, Roma, Paris e Budapeste. 

13- Boicote à vista no basquete feminino?

Os seis clubes que dispoutam a Liga de Basquete Feminino ameaçam boicotar convocação do técnico da seleção brasileira Luiz Augusto Zanon e não liberarem suas atleta spara o evento-teste olímpico, em janeiro. As agremiações querem também tomar o controle da equipe nacional. Um protesto por escrito já foi fornalizado.

14 - #DeunoUOL Mulher de presidente ostenta com verba do basquete

Clarice Mancuso Garbi, esposa do presidente da Confederação Brasileira de basquete (CBB) Carlos Nunes, usou verba pública de contrato com a Eletrobras em viagens a Cancún e Paris. O próprio mandatário utilizou verba da estatal para jantares particulares e compra de roupas. A CBB negou o mau uso de verba pública e afirmou que movimentações indevidas são reparadas.

Topo