Vídeos

Rússia aceita punição e não recorrerá da suspensão por escândalo de doping

Anja Niedringhaus-11.ago.2012/AP
Campeã olímpica dos 200m livres, corredora russa Mariya Savinova pode ter medalha caçada imagem: Anja Niedringhaus-11.ago.2012/AP

Do UOL, em São Paulo

A Federação Russa de Atletismo aceitou a punição da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) que suspendeu o país momentaneamente das competições internacionais da modalidade após escândalo de doping generalizado.

A Federação Russa resolveu não recorrer da decisão da IAAF e disse que irá cooperar com as mudanças no seu sistema antidoping.

"A Araf confirmou que eles entenderam que o conselho só aceitaria sua reintegração como um membro da IAAF na sequência da recomendação da equipe de inspeção IAAF, que decidirá se os critérios de verificação foram cumpridos. Araf confirmou que irá cooperar plena e ativamente com a equipe", afirma a IAAF em comunicado.

"Nós reconhecemos a suspensão sem audiência. Compreendemos completamente que o conselho da IAAF pode restabelecer Araf como membro depois das soluções e recomendações da comissão de verificação da IAAF. Iremos cooperar com a comissão nomeada de forma muito ativa", diz o presidente da Federação Russa em comunicado.

Após o escândalo de doping generalizado que envolveu a entidade de atletismo e a agência russa antidoping, a Rússia foi suspensa preventivamente e perdeu os direitos de sediar duas importantes competições do calendário internacional.

O Campeonato Mundial de Marcha Atlética, que aconteceria em Cheboksary, e o Campeonato Mundial de Júnior, até então marcado para Kazan.

Agora, a Federação Russa de Atletismo deverá ficar fora do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor em março do ano que vem e trabalha nos bastidores para poder trazer seus atletas para a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Topo