! #SemanaOlímpica: Jogos fazem Corinthians voltar ao Pacaembu; BMX vive caos - 05/10/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica: Jogos fazem Corinthians voltar ao Pacaembu; BMX vive caos

Do UOL, no Rio de Janeiro

1 - Pista de problemas
Os atletas não aprovaram a pista do BMX para os Jogos Olímpicos de 2016. Na sexta-feira (02), primeiro dia de treinos para o evento-teste da modalidade, eles criticaram as condições de segurança do percurso e se recusaram a entrar na disputa. Após reuniões no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Comitê Rio-2016 decidiu cancelar o primeiro dia do evento-teste e fazer modificações no local. Provas só foram realizadas no domingo (4). Por causa da chuva, porém, a competição foi encerrada antecipadamente.

2 - Pega na mentira
Christiane Paquelet, ex-nadadora, admitiu ter mentido em depoimento ao livro "Atletas Olímpicos Brasileiros", organizado pela pesquisadora Katia Rubio. Ela havia dito que tinha participado dos Jogos Olímpicos de Munique-1972, o que não aconteceu. Paquelet ocupava a diretoria cultural do COB e era responsável pela preservação da memória olímpica nacional, e o episódio a fez deixar o cargo. O ex-nadador Zequinha Santos também reconheceu que mentiu no livro.

3 - Rio-2016 em São Paulo
Os torneios de futebol (masculino e feminino) dos Jogos Olímpicos de 2016 terão rodadas duplas na Arena Corinthians. O estádio receberá um total de dez partidas em sete datas, e o Comitê Rio-2016 bancará as estruturas temporárias colocadas no espaço. Para não ficar sem casa durante todo esse período, o Corinthians poderá atuar no Pacaembu. E o aluguel vai sair de graça.

4 - Virou Piscinão
Depois de o espaço ter sido invadido, a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que o circuito construído para a canoagem slalom na Rio-2016 vai virar uma piscina pública a partir da inauguração, prevista para janeiro do próximo ano. Sim, janeiro, antes mesmo dos Jogos. O equipamento tem 85% de obras concluídas.

5 - Os números dos eventos-teste
O Comitê Rio-2016 fechou na última semana a conta dos eventos-testes de agosto e setembro. Foram nove competições, 1.647 atletas, seis instalações a 176 medalhas no Rio de Janeiro em dois meses. Mas também foram 15 mil refeições, 70 mil garrafas de água, 14 mil flechas e 7,7 mil quilos recolhidos de estrume.

6 - Atleta modelo
O ginasta Diego Hypolito também está na moda. O atleta brasileiro foi contratado pela agência Ford Models e vai fortalecer o time de esportistas da empresa, que já contava com Camila Brait, Carol Albuquerque, Fabiana Claudino e Marcelo Chierighini.

7 - Atleta modelo II
A Itália apresentou os uniformes que sua delegação usará nos Jogos Olímpicos de 2016. As peças foram desenhadas pelo estilista Giorgio Armani e já mostram um forte candidato à medalha de ouro no quesito estilo.

Foto: Divulgação/ANSA Foto: Divulgação/ANSA[/caption]

8 - Atleta modelo III - Versão sensual
Na natação francesa Camille Lacourt, Florent Manaudou, Frédéric Bousquet fizeram um ensaio sensual para um calendário. Os três estão entre os principais nadadores do país e aproveitaram o visual das piscinas para arrancar suspiros já no vídeo de making of.

9 - Aposentado quer estar na Rio-2016
Gilvan de Lacerda já tentou ser jogador e árbitro de futebol, mas ainda não desistiu do esporte. Aos 87 anos, ele é o mais velho inscrito no programa de voluntários dos Jogos Olímpicos de 2016. O prazo para inscrição terminou na última quarta-feira (30).

10 - Novinha também
Alisa Vainio completou em 2h33min24 a primeira maratona de sua vida. O tempo dela foi o sexto melhor da história da Finlândia e teria valido vaga nos Jogos Olímpicos de 2016. Teria porque a corredora terá apenas 18 anos no próximo ano, e a Iaaf (Federação internacional de atletismo, na sigla em inglês) estabelece idade mínima de 20 anos para a maratona.

11 - Luto
Um mergulho malsucedido causou a morte de um atleta que poderia estar na Rio-2016. Alexandr Jurecka, 24, era judoca da República Tcheca e sofreu um acidente no lago italiano de Garda.

12 - #DeuNoUOL Apito amigo? Brasil pensa em como aproveitar fator casa
O apoio da torcida não é a única força que o Brasil espera ter por competir em casa na Rio-2016. O comitê olímpico local (COB) tem feito um trabalho conjunto com as confederações nacionais para potencializar o fato de o país ser mandante nos Jogos Olímpicos. Baseado num projeto desenvolvido pelos britânicos para Londres-2012, o plano de ação tem coisas como estudo sobre juízes, aproximação de entidades internacionais, preparação mental e blindagem dos atletas.

13 - Aniversário

Topo