Vídeos

Ex-nadador brasileiro admite mentira em livro sobre Olimpíadas: "Fiz m..."

Reprodução / Facebook
02.out.2015 - Zequinha Santos (d) admitiu ter mentido em livro sobre atletas olímpicos brasileiros imagem: Reprodução / Facebook

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O ex-nadador Zequinha Santos admitiu ter mentido em depoimento à pesquisadora Katia Rubio, autora do livro “Atletas Olímpicos Brasileiros”. Ele disse na obra que esteve nos Jogos Olímpicos de Moscou-1980, mas não representou o país no evento.

Reprodução / Facebook
imagem: Reprodução / Facebook

“Errei... Fiz m.... Estou sendo execrado com razão, e por isso que fiquei quieto”, escreveu Zequinha na rede social Facebook. “Deixo meu pedido de desculpas a todos”, completou o ex-nadador.

No relato a Katia Rubio, Zequinha disse ter sido reserva do revezamento 4x100m livre em Moscou-1980, quando tinha 16 anos. Contudo, a prova foi inserida no programa olímpico apenas em Los Angeles-1984.

“Infelizmente, foi mais uma das histórias que escaparam. Tivemos outras várias de pessoas que se apresentaram como atletas, mas nós conseguimos apurar antes da publicação”, disse Katia.

A história foi revelada por Renato Cordani, ex-nadador e atual dono de um blog sobre o tema. O atleta é sete anos mais novo do que Zequinha, mas foi contemporâneo do protagonista da história em algumas disputas.

“Não sei qual é o nível de loucura dele, mas a impressão é que ele não contava para quem soubesse que era mentira. Agora, como ele chegou a um livro em que as pessoas certamente saberiam que era mentira, não sei como foi essa transição”, comentou Cordani.

O caso de Zequinha é o segundo problema entre os depoimentos dados ao livro de Katia Rubio. A também ex-nadadora Christiane Paquelet também mentiu sobre ter ido aos Jogos Olímpicos de Munique-1972.

Reprodução
Trecho do livro em que Christiane Paquelet diz ter participado das Olímpiadas de 1972 imagem: Reprodução

Paquelet, que era diretora cultural do COB (Comitê Olímpico do Brasil), admitiu ter feito um relato inverídico e deixou o cargo. A confissão dela foi divulgada pela entidade em nota oficial emitida na última quinta-feira (01).

“Acabei de assistir ao vídeo. Às vezes eu fico pensando que eu sou a louca, mas acabei de ver o vídeo. Ele afirma ter participado dos Jogos Pan-Americanos de 1979 e se apresenta como reserva da equipe de natação do revezamento 4x100m em Moscou”, contou Katia na terça-feira (29).

A história da mentira de Paquelet foi contada na segunda (28) por Daniel Brito, blogueiro do UOL Esporte. Na terça, também em seu blog no UOL Esporte, Juca Kfouri revelou que a responsável pela mentira no livro era a diretora do COB.

O livro de Katia Rubio reúne 1.796 perfis de atletas olímpicos brasileiros. A pesquisadora aglutinou todos os esportistas que foram aos Jogos – mesmo os que foram cortados ou sequer participaram de suas disputas.

Segundo ela, porém, não há registro documental sobre atletas que não chegaram a competir nos Jogos. Portanto, os perfis desse contingente foram construídos a partir de depoimentos.

Topo