! Obra olímpica vai virar piscinão público antes mesmo da Rio-2016 - 29/09/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Obra olímpica vai virar piscinão público antes mesmo da Rio-2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O circuito olímpico de canoagem slalom virará legado para a população carioca antes mesmo da Olimpíada de 2016. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou nesta terça-feira (29) que o espaço será aberto ao lazer ainda neste verão, ou seja, pelo menos seis meses antes dos Jogos. Inicialmente, isso aconteceria só após a Rio-2016.

Paes decidiu antecipar a transformação do circuito de canoagem num grande piscinão público depois que um grupo de moradores dos arredores da instalação olímpica invadiu o espaço para banhar-se numa tarde de calor. A invasão ocorreu há uma semana. Dias depois, o UOL Esporte divulgou o plano do prefeito de abrir logo a área olímpica para lazer.

Paes disse nesta manhã que a abertura ocorrerá após o evento-teste de canoagem slalom marcado por organizadores da Olimpíada para o final de novembro (entre os dias 26 e 29). Segundo Paes, após o teste olímpico, a corredeira artificial em construção –a obra está 85% concluída-- ainda será adaptada para receber a população do Rio.

“Vai ter cadeirinha, barraquinha, vou mandar vir uns food trucks e tudo mais”, disse o prefeito. “A obra já sendo feita pensando na população. O piscinão já tem escadinha e tudo. Vamos antecipar a abertura.”

O anúncio do prefeito foi feito no dia em que a bomba d’água que formará a corredeira para as competições de canoagem foi acionada pela primeira vez. Paes acionou os equipamentos ao lado de garotos que invadiram a instalação olímpica na semana passada.

Em tom de brincadeira, Paes chamou os jovens de “criminosos” pois teriam entrado na piscina construída para durante as obras. Prometeu ainda trazer a presidente Dilma Rousseff para o mergulho inaugural do novo equipamento de lazer do Rio. “Não sei se ela virá de biquíni ou maiô”, brincou.

O prefeito disse que, a princípio, o piscinão público funcionará aos finais de semana e feriados. Em abril, a área de lazer será desativada para que o Comitê Organizador Rio-2016 finalize a preparação do espaço para os Jogos. Terminado o evento, o local volta a abrir para o público para dias de lazer. Já nos dias de semana, será usada por projetos esportivos de canoagem.

“A abertura para lazer é que vai garantir os canoístas do futuro”, apoiou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, que esteve na instalação junto com Paes. “As crianças virão até aqui e vão se interessar pelo esporte. Depois, podem voltar para treinar durante a semana.”

Tiago da Silva, 12 anos, um dos que invadiram o espaço na semana passada, gostou na ideia. Nesta quinta, deu uma volta de bote com o prefeito no circuito de canoagem. Depois, ainda ressaltou que a importância da área de lazer para a população local. “Aqui faz muito calor. Espero que a promessa seja cumprida.”.

Topo