Vídeos

Adolescente finlandesa obtém índice, mas idade impede de competir no Rio-16

Do UOL, em São Paulo

Na primeira maratona de sua vida, uma garota finlandesa conseguiu algo histórico: o índice para disputar as Olimpíadas do Rio, em 2016. Mas ela está impedida de competir nessa categoria. Como terá 18 anos no ano que vem, Alisa Vainio, atualmente com 17, não preenche um requisito básico para ocupar a vaga: ter no mínimo 20 anos.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) determina essa idade como limite para a maratona e para a marcha atlética de 50 km. O objetivo é preservar a saúde dos jovens. Por isso, nem o fato de ter feito 2h33min24, o sexto melhor tempo da história da Finlândia, garantirá Alisa no Rio de Janeiro (o índice olímpico é 2h36min).

Alisa já é considerada um fenômeno em seu país. E tudo começou com o objetivo de relaxar. “Foi uma maneira que encontrei para lidar com a pressão das provas escolares”, contou a maratonista. “Não quero fazer nada além de correr por aí, comer e dormir”, completou.

Mas a finlandesa ainda tem chance de disputar as Olimpíadas de 2016. Para isso, precisará melhorar seus tempos nos 10.000m (18 anos é a idade mínima) ou nos 3.000m com obstáculos.

No primeiro caso, Alisa tem a marca de 32min58 (o índice é 32min15); no segundo, fez 10min02, 17 segundos acima do exigido. A finlandesa, inclusive, já conquistou uma medalha de bronze nos 3.000m com obstáculos no campeonato europeu. É bom anotar esse nome.

Topo