UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 13h23

Bolt se diz chocado com recorde e afirma que lutará para ficar no topo

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)
Como após os 100 m rasos, quando conquistou seu primeiro ouro e quebrou seu primeiro recorde mundial nos Jogos Olímpicos de Pequim, o jamaicano Usain Bolt se disse chocado após repetir o feito, desta vez sendo campeão nos 200 m rasos, com nova marca mundial.

O fenômeno jamaicano, que teve de se esforçar e correr seriamente para tanto, afirmou que não pensava em recorde. "Eu nunca esperei isso. Sabia que a pista era veloz, mas não achava que fosse possível", afirmou o primeiro velocista desde Carl Lewis a fazer a dobradinha nas provas mais velozes do atletismo. "Estou chocado, ainda estou chocado. Busquei esta marca por tanto tempo."

O jamaicano, que correu todo o tempo no seu limite, buscando a marca mundial que pertencia a Michael Johnson - ele a bateu em apenas dois centésimos -, contou o que passou em sua cabeça naqueles 19s30. "Eu larguei bem, corri a curva do jeito mais forte que podia e, uma vez que entrei na reta, falei para mim mesmo 'mantenha o ritmo, não vá morrer agora'."

Bolt admitiu que sentiu certo nervosismo para a final, mesmo após ter feito seus gracejos para as câmeras antes da largada. "Eu fiquei preocupado após as semifinais, mas disse para mim mesmo que deveria deixar tudo na pista. Eu vim aqui para fazer isso. E estou muito feliz comigo mesmo", disse ele.

Feitas suas conquistas e com apenas mais uma para concluir sua missão, correndo o revezamento 4 x 100 m, Usain Bolt não pensa em parar por aí e já fala no futuro. "Eu trabalhei muito para me tornar o campeão e eu ainda trabalharei mais intensamente para permanecer no topo", prometeu o novo ídolo das pistas.

Depois de oito tiros - quatro nos 100 m e quatro nos 200 m - e dois títulos, Bolt ainda volta ao Ninho de Pássaro. Os chineses poderão conferir o forte time da Jamaica para o revezamento 4 x 100 m rasos a partir de quinta-feira, com as eliminatórias. O Brasil também participa da prova.

Compartilhe: