UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei de praia

Ana Paula

"Antes de deixar uma medalha para meu filho, tenho que deixar uma lição para ele. Uma lição de força e de luta", disse após ser eliminada

Data de nascimento
13/02/1972
Local de nascimento
Lavras (MG)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
68 kg / 1,83 m
Prova
Feminina
Participação em Pequim
5º lugar, eliminada nas quartas

Ana Paula já tinha desistido de participar de sua quarta Olimpíada e planejava uma viagem de uma semana a Los Angeles, mas, com a grave lesão de Juliana, foi convocada para disputar a competição na China ao lado de Larissa. A atleta chegou em Pequim na véspera do primeiro jogo e conseguiu superar o cansaço da viagem para alcançar a primeira vitória, contra a dupla da Georgia, Saka e Rtvelo.

As brasileiras terminaram a primeira fase com duas vitórias e uma derrota e seguiram adiante no torneio. Nas oitavas, passaram pelas alemãs Pohl e Rau, por 2 sets a 0 (21-18 e 21-14). No entanto, cruzaram logo nas quartas com as atuais campeãs olímpicas Walsh e May e não resistiram. A dupla brasileira foi eliminada com o placar de 2 sets a 0 (18-21 e 15-21)

Ana Paula já teve quase 10 parceiras diferentes desde que abandonou o vôlei indoor e ingressou na modalidade de praia, em 1999. Em 2003, ela engatou um bom time com a veterana Sandra Pires, com quem conquistou o Circuito Mundial daquele ano. O favoritismo da dupla, porém, não se confirmou nos Jogos de Atenas, quando as atletas foram eliminadas pelas compatriotas Adriana Behar e Shelda nas quartas-de-final e deram adeus no quinto lugar.

Já ao lado de Leila, com quem também havia dividido as quadras no tempo de seleção brasileira, Ana Paula não obteve grandes resultados, mas fortaleceu-se no esporte mundial graças ao talento no bloqueio e ao bom saque, o melhor do Circuito Mundial nas temporadas 2006 e 2007.

Em 2008, a mineira se juntou a Shelda para tentar uma vaga olímpica. A reunião tardia, porém, dificultou a vida da dupla, que não se classificou para Pequim. No entanto, os bons resultados colocaram o time na liderança do ranking mundial, onde está com sobra, na metade do ano.

Antes de virar jogadora de praia, Ana Paula defendeu a seleção brasileira de quadra por 10 anos. Na década de 1990, tornou-se um dos principais nomes do combinado nacional, além de ficar com o título de musa da equipe por vários anos, status que já lhe era conferido desde os tempos em que foi eleita 'Miss Lavras'.

Pela seleção brasileira de quadra, Ana Paula conseguiu, entre outros grandes resultados, o bicampeonato da BCV Cup (1994 e 1996) e o tri do Grand Prix (94, 96 e 98). Em Barcelona-1992, integrou a equipe quarta colocada nos Jogos Olímpicos. Quatro anos depois, estava também em Atlanta para receber a medalha de bronze.